Fale Whatsapp
talares-6

Revista Talares n6 – 2019

Em crônica intitulada “persona”, Clarice Lispector escreve que viver é fabricar a própria máscara (persona) e escolhê-la é o primeiro gesto voluntário humano. Trata-se de gesto solitário e amedrontador, mas que, uma vez performado concede ao corpo uma nova firmeza em que “a cabeça se ergue altiva como a de quem superou um obstáculo. A pessoa é.” Pensar sobre estas palavras pode iluminar a compreensão da obra da escritora, pois, o sentido de a pessoa ser o que é, pode ser interpretado como realização da liberdade que se destina ao ser humano. Essa realização, certamente, pressupõe uma travessia que traduz uma procura por apossar-se, apreender aprendendo-se a si próprio e é, justamente, esse o esforço que se observa ao longo da ficção de Clarice Lispector. Sobretudo em seus três últimos romances, o teatro da vida/linguagem desdobra e explicita a questão que, desde sempre, se apresentava no cerne da escritura Clariceana, mas que, por outro lado, era apenas dissimulada como uma espécie de pano de fundo para o enredo nos romances anteriores, e que, a partir de então, será o próprio espaço de realização da linguagem enquanto linguagem: a arte.

capa_talares_4

Revista Talares n4 – 2016

Apresentamos o quarto número da Revista Literária Talares, uma publicação impressa, mas que procuramos também dispor num formato eletrônico da Escola Superior Madre Celeste de Ananindeua, Pará, Amazônia. O objetivo é de divulgar artigos, ensaios, literatura contemporânea e dossiês de arte de professores e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. Com a finalidade de publicar a produção científica e artística, a Revista Literária Talares é anual, com pesquisas na área de arte, literatura e cultura. Os textos apresentados promovem o diálogo interdisciplinar entre os cursos de Artes Visuais, Letras, Design e História, apresentando conexões entre os diversos campos do saber.
A Revista Literária Talares é um passo importante para a efetivação da pesquisa no Escola Superior Madre Celeste de Ananindeua, Pará, Amazônia. Esperamos que os textos publicados contribuam para a formação intelectual e a reflexão crítica dos nossos alunos, professores e demais leitores.
Os conceitos e afirmações contidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, assim como a(s) imagem(ns) inserida(s) nos artigos.

capa_talares_3

Revista Talares n3 – 2016

capa_talares_2

Revista Talares n2 – 2015

Caros leitores, chegamos ao nº 2 da revista Talares, periódico literário da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), focado no objetivo de difundir a pesquisa, compartilhando desse modo com a missão da instituição, que é a de promover a construção do conhecimento a partir das dimensões ensino, pesquisa e extensão com responsabilidade social, contribuindo com o desenvolvimento regional em respeito a diversidade cultural. A revista Talares continua na árdua tarefa de cavar as idéias e a de transmitir o conhecimento. A produção e a veiculação do material pesquisado fortalecem e legitimam o perfil dos cursos de Letras, Artes, Pedagogia e História, mantendo o caráter comunitário e viabilizando, de forma estruturada e harmônica, a relação transformadora entre Universidade e sociedade.

capa_talares_1

Revista Talares n1 – 2014

revista Talares é um periódico literário da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) que tem como objetivo principal promover a democratização da produção científica na área de Línguas e Literatura no Pará e demais estados da região amazônica, tendo como foco a produção e circulação das produções dos profissionais das letras, como forma de socializar conhecimentos, saberes e práticas profissionais.
O nome Talares reside em duas classes gramaticais, o verbo talar (quando tu talares), significa um procedimento agrícola de abrir sulcos, escavar, fazer escoadouros em campos. Ou talare relativo a talões (calcanhares), as asas dos pés de Hermes (Mercúrio) o deus mensageiro, dos pesos e medidas, dos pastores, dos oradores, dos poetas, do atletismo, do comércio, das estradas e viagens e das invenções.

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar