Apresentamos ao público leitor a Revista Literária Talares, número 8, resultado de estudos realizados em literatura, Língua Portuguesa, Língua e Língua Inglesas, inter-linguagens etc. A Revista Literária Talares é anual, podendo editar números exclusivos fora dessa periodização; entre os diálogos estabelecido destacamos o Grupo de Pesquisa Makunaíma do Programa de Pós-gradução de Letras da UFPA. Sua área de interesse está além da literatura e linguística, a arte, sociologia, filosofia, e cultura de modo geral. Assim, esperamos oportunizar um espaço para fomentar, estimular e publicar produções nessas áreas. Os textos apresentados ampliam diálogos interdisciplinares apresentando conexões entre os diversos campos do saber.
Essa edição da Revista Literária Talares, número 7, traz preciosos estudos de pesquisadores de literatura, história, arte e inter-linguagens. Entre esses colaboradores estão Jane Freitas, Paulo Maués, Ilton Ribeiro dos Santos, Rui Jorge Martins, Cibelle de Cássia Soares Franco, Erika Fabíola Ribeiro Dias, Cândida Assumpção, Miguel Alves, Benone Araújo e do artista João Cirilo.
A Revista Literária Talares é anual, podendo editar números exclusivos fora dessa periodização; entre os diálogos estabelecido destacamos o Grupo de Pesquisa Makunaíma do Programa de Pós-gradução de Letras da UFPA. Sua área de interesse está além da literatura e linguística, a arte, sociologia, filosofia, e cultura de modo geral. Assim, esperamos oportunizar um espaço para fomentar, estimular e publicar produções nessas áreas. Os textos apresentados ampliam diálogos interdisciplinares apresentando conexões entre os diversos campos do saber.
Em crônica intitulada “persona”, Clarice Lispector escreve que viver é fabricar a própria máscara (persona) e escolhê-la é o primeiro gesto voluntário humano. Trata-se de gesto solitário e amedrontador, mas que, uma vez performado concede ao corpo uma nova firmeza em que “a cabeça se ergue altiva como a de quem superou um obstáculo. A pessoa é.” Pensar sobre estas palavras pode iluminar a compreensão da obra da escritora, pois, o sentido de a pessoa ser o que é, pode ser interpretado como realização da liberdade que se destina ao ser humano. Essa realização, certamente, pressupõe uma travessia que traduz uma procura por apossar-se, apreender aprendendo-se a si próprio e é, justamente, esse o esforço que se observa ao longo da ficção de Clarice Lispector. Sobretudo em seus três últimos romances, o teatro da vida/linguagem desdobra e explicita a questão que, desde sempre, se apresentava no cerne da escritura Clariceana, mas que, por outro lado, era apenas dissimulada como uma espécie de pano de fundo para o enredo nos romances anteriores, e que, a partir de então, será o próprio espaço de realização da linguagem enquanto linguagem: a arte.
A Revista Literária Talares chegou ao seu quinto número, neste número traz um artigo sobre o grande romancista da Amazônia Dalcídio Jurandir, realizado pela professora pesquisadora Regina Costa. O dossiê também traz dois textos da área dos estudos das línguas com a participação dos alunos da graduação, além de outros estudos que dialogam com religião, cinema, literatura e arte. A Revista Literária Talares é anual e apresenta pesquisas na área de arte, literatura e cultura de modo geral, esse periódico tem como finalidade estimular e publicar a produção científica e artística, Os textos apresentados promovem o diálogo interdisciplinar entre os cursos de Artes Visuais, Letras, Design e História, apresentando conexões entre os diversos campos do saber.
Apresentamos o quarto número da Revista Literária Talares, uma publicação impressa, mas que procuramos também dispor num formato eletrônico da Escola Superior Madre Celeste de Ananindeua, Pará, Amazônia. O objetivo é de divulgar artigos, ensaios, literatura contemporânea e dossiês de arte de professores e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. Com a finalidade de publicar a produção científica e artística, a Revista Literária Talares é anual, com pesquisas na área de arte, literatura e cultura. Os textos apresentados promovem o diálogo interdisciplinar entre os cursos de Artes Visuais, Letras, Design e História, apresentando conexões entre os diversos campos do saber.
Revista Talares n2 – 2015
Caros leitores, chegamos ao nº 2 da revista Talares, periódico literário da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), focado no objetivo de difundir a pesquisa, compartilhando desse modo com a missão da instituição, que é a de promover a construção do conhecimento a partir das dimensões ensino, pesquisa e extensão com responsabilidade social, contribuindo com o desenvolvimento regional em respeito a diversidade cultural. A revista Talares continua na árdua tarefa de cavar as idéias e a de transmitir o conhecimento. A produção e a veiculação do material pesquisado fortalecem e legitimam o perfil dos cursos de Letras, Artes, Pedagogia e História, mantendo o caráter comunitário e viabilizando, de forma estruturada e harmônica, a relação transformadora entre Universidade e sociedade.
Revista Talares n1 – 2014
revista Talares é um periódico literário da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) que tem como objetivo principal promover a democratização da produção científica na área de Línguas e Literatura no Pará e demais estados da região amazônica, tendo como foco a produção e circulação das produções dos profissionais das letras, como forma de socializar conhecimentos, saberes e práticas profissionais.
O nome Talares reside em duas classes gramaticais, o verbo talar (quando tu talares), significa um procedimento agrícola de abrir sulcos, escavar, fazer escoadouros em campos. Ou talare relativo a talões (calcanhares), as asas dos pés de Hermes (Mercúrio) o deus mensageiro, dos pesos e medidas, dos pastores, dos oradores, dos poetas, do atletismo, do comércio, das estradas e viagens e das invenções.