SEMINÁRIO: MULHERES, HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS DA ESMAC
A Faculdade ESMAC realizou na sexta – feira (6) o importante e necessário Seminário: Mulheres, História e Direitos Humanos. Com mediação da Professora Márcia Jorge, que é Presidente do Conselho Estadual do Direito da Mulher e Coordenadora da Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres da SEJUDH. Sob coordenação do Curso de História, o seminário contou com as palestras de Mulheres inspiradoras como: a Socióloga integrante do Coletivo de Mulheres de Ananindeua em Movimento (CMAM) Rafaela da Cunha, a Ouvidora Externa Geral do Estado Professora Eliana Bogéa, e, a Professora Mestre em Direitos Fundamentais Sandra Alves.
Os universitários da ESMAC compareceram em grande volume de público, e, presenciaram muita emoção na apresentação e fala de todas as grandes mulheres que se apresentaram no Seminário.
Dos pontos altos que aconteceram nesse Seminário, destacamos o lançamento virtual de publicação referente ao artigo de Conclusão da Pós – graduação em – Planejamento e Gestão de Políticas Públicas para as Mulheres na Amazônia – da Professora Me Sandra Alves, que disse: “Lanço o livro e entrego de forma simbólica junto a camisa com a FOTO DA IZA CUNHA – Historiadora, militante histórica dos DIREITOS HUMANOS no Pará – para as Mulheres Guerreiras e Comprometidas com o ensino, pesquisa, extensão, gestão e direção que representam a valorosa instituição ESMAC. Mulheres comprometidas com a docência, produção científica em todas as áreas do conhecimento, com ações desenvolvidas pela extensão com intervenção social na garantia de Direitos e combate a todo e qualquer tipo de preconceito, discriminação e intolerância! No mais agradeço a Faculdade ESMAC por ter contribuído com a minha formação, produção intelectual no momento mais difícil de minha vida!” ressaltou.
Durante a programação foram sorteados livros aos participantes. A Diretora Acadêmica Professora Me Roberta Pantoja encerrou com fala de agradecimento às convidadas e enfatizou o importante papel da Faculdade ESMAC, no apoio as lutas pelos Direitos e garantias fundamentais das Mulheres, evidenciando a troca de ensinamentos e experiências de cada fala empoderada das Mulheres que estiveram em tão proveitoso Seminário.
Texto e Fotografia: Lucy Silva