Fale Whatsapp

SE CONHECER E SE CUIDAR: PREVENIR É SE AMAR

 em ESMAC In Dica, Graduacao, Noticias
Compartilhar

O Câncer é uma doença assustadora e devastadora. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Assim como os outros tipos, ele é o resultante de uma disfunção celular que faz determinadas células do nosso corpo crescerem e se multiplicarem desordenadamente, formando um tumor.

A Faculdade ESMAC por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX integra o Projeto “Empodera Mulher” que há alguns anos adere a Campanha Outubro Rosa em parceria com os Cursos da área da saúde, e, nesta quarta – feira (20) promoveu a Palestra “Se conhecer e se cuidar: Prevenir é se amar!” de forma presencial e online despertando a comunidade acadêmica para tão importante reflexão.Alunos dos cursos de graduação da Faculdade ESMAC prestigiaram as Enfermeiras Juliana Benjamin e Sâmia Borges durante o evento que teve como objetivo fomentar a conscientização sobre a relevância do controle da doença.

A Coordenadora do NUPEX, Márcia Jorge enfatizou que a Campanha é fortalecida em todo o Brasil “ a Campanha realizada mundialmente, agora fortalecida no Brasil pois em outubro, o Brasil fica cor-de-rosa. A cor, que ilumina monumentos históricos e prédios públicos, enfeita os laços que simbolizam o movimento e aparece com força em campanhas publicitárias serve para chamar a atenção da população sobre o câncer de mama. Aqui na Faculdade fazemos atividades externas levando as palestras, mas, hoje em virtude da Pandemia ainda estamos com a ação dentro do auditório e com transmissão online para tratar desse tema, pois a prevenção é fundamental”, ressaltou a Professora Márcia sobre o papel das Instituições na adesão da Campanha.Juliana Benjamin é docente na Faculdade ESMAC e desenvolve Projetos voltados ao tema de políticas de saúde para Mulheres. Já Sâmia Borges é egressa da IES e hoje está como Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua – SESAU. As profissionais falaram sobre os dados alarmantes de incidência do câncer de mama em crescente no Brasil, respondendo também às perguntas dos alunos que assistiram ao evento.

O acadêmico do Curso de Pedagogia, Victor Piedade disse “participar de um evento como este, com profissionais que lidam diariamente com o assunto, nos impacta e nos desperta para levar mais informações sobre o assunto para todas as mulheres que conhecemos, sobre a importância do exame e sobre a conscientização do auto cuidado. Sem contar que entendi que o cancer pode incidir para homens” completou o universitário que afirma ter saído com maiores esclarecimentos sobre o assunto.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, que foram amplamente divulgados pela mídia, o sucesso da campanha Outubro Rosa é tão grande que aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no país.

O evento da noite também contou com a presença do novo Diretor Geral da Escola Superior Madre Celeste, o Professor Pedro Sérgio Mora Filho, que foi apresentado aos discentes pela Professora Márcia Jorge.O Diretor Acadêmico da ESMAC destacou a importância da reflexão assertiva do assunto abordado, e parabenizou a todos os envoldidos na massificação e socialização da informação por meio da Educação “ a transformação gerada pela Educação Superior devolvendo para a comunidade na qual estamos inseridos cidadãos mais atuantes com ações que envolvam e contribuam para o desenvolvimento da sociedade”, finalizou com sucesso o evento do Outubro Rosa da Faculdade ESMAC.

Texto e Fotografia: Lucy Silva
CIDEC do Grupo de Ensino Madre Celeste

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar