Fale Whatsapp
revise-n21

Revista Revise n21- 2020

A revista REVISE número 21 do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC, apresenta o resultado de iniciação científica de alguns cursos de licenciatura e bacharelado da ESMAC. Trata-se de uma edição com temas pertinentes com a realidade social em que nos encontramos, provocado pelo isolamento social para o enfrentamento da pandemia, covid 19.

Vemos os trabalhos como: a educação remota, trabalhos com a musicoterapia para crises de ansiedade, textos literários abordando sobre o tema do isolamento. Podemos afirmar que essas iniciações de pesquisas são resultados de um trabalho que conjuga ensino pesquisa e extensão.

Portanto a Escola Superior Madre Celeste, com seu comprometimento desses anos com o ensino, pesquisa e a extensão, se traduz na qualidade de um projeto educacional um trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano.

revise-n19

Revista Revise n19 – 2019

A revista REVISE número 19 do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC apresenta o resultado da iniciação científica dos cursos de bacharelado e licenciaturas da ESMAC. Esta edição também traz o resultado do edital publicado em agosto deste anos.

Trata-se de um documento interdisciplinar que aborda assuntos da administração, educação física, história e matemática. Deixando claro, então, que essas pesquisas são resultados de um trabalho que conjuga ensino pesquisa e extensão.

Portanto a Escola Superior Madre Celeste, com seu comprometimento desses anos com o ensino, pesquisa e a extensão, se traduz na qualidade de um projeto educacional um trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano.

revise-n18

Revista Revise n18 – 2019

A revista REVISE número 18 do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC, apresenta o resultado de iniciação científica do curso de Direito da ESMAC em colaboração de nossos professores: Roberto Magno Reis Netto, Elizeu de Paula Guimarães Junior, Lanna Lia da Silva Sarmento, Itamar Rogério Pereira Gaudêncio, Vitor Augusto da Silva Borges.

Trata-se do terceiro dossiê do curso de direto com temas pertinentes com a realidade da população local. Deixando claro, então, que essas pesquisas são resultados de um trabalho que conjuga ensino pesquisa e extensão.
Portanto a Escola Superior Madre Celeste, com seu comprometimento desses anos com o ensino, pesquisa e a extensão, se traduz na qualidade de um projeto educacional um trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano.

revise-n17-v05

Revista Revise v05 n17 – 2019

Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC tem a satisfação de apresentar o número 17 da revista interdisciplinar REVISE. É importante lembrar que esta revista recebe seus artigos por duas vias. A primeira como resultado de iniciação científica dos cursos de bacharelado e licenciatura da própria instituição. A segunda via trata-se do edital da revista publicado todo o início do semestre e aberto para toda a comunidade de pesquisadores disponíveis a colaborar para um mundo melhor.
Comemoramos nesse ano de 2019 o quinto ano desse periódico; é uma data festiva para nós da Escola Superior Madre Celeste, pois acreditamos que essa revista é uma das formas da valorização da educação superior embasada no tripé ensino, pesquisa e a extensão.
Assim, com os esforços das equipes de profissionais junto com os alunos e a comunidade ao em torno acreditamos que esse tempo de divulgação tem nos ajudado no aprimoramento de nossas indagações, buscando as melhores respostas para o cuidado de uma vida melhor.

revise-n16-v05

Revista Revise v05 n16 – 2019

Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC tem a satisfação de apresentar o número 16 da revista interdisciplinar REVISE. É importante lembrar que esta revista recebe seus artigos por duas vias. A primeira como resultado de iniciação científica dos cursos de bacharelado e licenciatura da própria instituição. A segunda via trata-se do edital da revista publicado todo o início do semestre e aberto para toda a comunidade de pesquisadores disponíveis a colaborar para um mundo melhor.
Comemoramos nesse ano de 2019 o quinto ano desse periódico; é uma data festiva para nós da Escola Superior Madre Celeste, pois acreditamos que essa revista é uma das formas da valorização da educação superior embasada no tripé ensino, pesquisa e a extensão.
Assim, com os esforços das equipes de profissionais junto com os alunos e a comunidade ao em torno acreditamos que esse tempo de divulgação tem nos ajudado no aprimoramento de nossas indagações, buscando as melhores respostas para o cuidado de uma vida melhor.

revise-n14-v14

Revista Revise v14 n14 – 2018

A revista REVISE número 14 do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC, apresenta o resultado de iniciação científica de alguns cursos da ESMAC. Essa revista é resultado de um trabalho que conjuga ensino pesquisa e extensão.
Portanto a Escola Superior Madre Celeste, com seu comprometimento desses anos com o ensino, pesquisa e a extensão, se traduz na qualidade de um projeto educacional um trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano. Assim, estabelece-se uma relação de confiança tripla entre os acadêmicos com os professores-pesquisadores respeitando os valores básicos da instituição e a sociedade. Fatores fundamentais para a plena realização da proposta educacional.

revise-n13-v13

Revista Revise v13 n13 – 2018

A revista REVISE do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC, nessa décima terceira edição, apresenta o resultado de iniciação científica do curso de Enfermagem da ESMAC.

Esse dossiê é resultado de um trabalho que conjuga ensino pesquisa e extensão, orientado pelo grupo de pesquisa coordenado pela Professora mestre Maria Do Perpétuo S. Dionízio Carvalho Da SILVA, em colaboração pelas professoras pesquisadoras Cintia Yolette Urbano Pauxis ABEN ATHAR, Suenny Leal MELO. Este grupo de pesquisa foi lançado no primeiro semestre de 2017 e trata-se de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva teve início oficialmente, com dez alunos e reuniões mensais, neste período ocorreram apenas três encontros. A partir do segundo semestre os encontros passaram a ser quinzenal pela necessidade do próprio grupo, constando hoje com vinte e cinco integrantes. Atualmente o grupo está iniciando estudo que visou à construção de manuscritos para a elaboração desse dossiê, para o primeiro semestre de 2018. Coordenado pelas docentes Maria do Perpétuo Socorro Dionízio Carvalho da Silva e Nadia Pinheiro da Costa do curso de enfermagem.

revise-dossie-saude-v13

Revista Revise v15 n15 – 2019

A revista REVISE número 15 do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC, apresenta o resultado de iniciação científica do curso de nutrição E biomedicina da ESMAC. Trata-se de um dossiê com temas pertinentes com a realidade da população local. Deixando claro, então, que essas pesquisas são resultados de um trabalho que conjuga ensino pesquisa e extensão.
Portanto a Escola Superior Madre Celeste, com seu comprometimento desses anos com o ensino, pesquisa e a extensão, se traduz na qualidade de um projeto educacional um trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano.
Assim, estabelece-se uma relação de confiança tripla entre os acadêmicos com os professores-pesquisadores respeitando os valores básicos da instituição e a sociedade.Fatores fundamentais para a plena realização da proposta educacional

capa_revise_n12

Revista Revise v12 n12 – 2018

Nessa oportunidade colocamos a disposição o décimo segundo número da revista REVISE do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC e esse projeto soma com as atividades da iniciação científica dos cursos de Licenciatura e Bacharelados dessa academia. Este conjunto de textos são aprofundamentos de leituras e orientações bibliográficas que tem como foco o aprimoramento, a produção e a difusão do conhecimento.
Escola Superior Madre Celeste assume o comprometimento com o ensino, pesquisa e a extensão, isso pode traduzir na qualidade de um projeto educacional fundamentado num trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano.
Como transformar socialmente para melhor a vida humana? Essa indagação pode ser a razão da proposta de um trabalho pedagógico de excelência. Isso significa que cabe à faculdade estimular ao professor-pesquisador e ao estudante-pesquisador a aquisição e a produção de conhecimento, respeitando a sua individualidade sem perder de vista a vida social.

capa_revise_n11

Revista Revise v11 n11 – 2018

Chegamos ao décimo primeiro número da revista REVISE do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC e traz em seu conteúdo o resultado de um dossiê do curso de direito, trata-se do resultado da iniciação científica, ou seja dedicação a atividade que possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica, nos dos cursos de Licenciatura e Bacharelados da ESMAC.
A Revista Revise torna-se um resultado de semestres de aprofundamentos de leituras e orientações bibliográficas. É uma etapa de conquista e de estímulo a produções dos docentes e discente, e também de celebração por se ter uma projetos de pesquisas preocupados com o aprimoramento, a produção e a difusão do conhecimento.
A Escola Superior Madre Celeste tem sempre em foco o acontecimento do ensino, pesquisa e a extensão, realizados paralelamente no sentido de aprimorar a qualidade de um projeto educacional fundamentado num trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano.

capa_revise_n10

Revista Revise v10 n10 – 2017

Esse número especial é voltado para os 15 anos da Escola Superior Madre Celeste. Essa celebração é uma alegria por se ter uma instituição de ensino preocupada com o aprimoramento, a produção e a difusão do conhecimento. Quinze anos de relações ensino/aprendizagem com humanismo e tecnologia.
O comprometimento desses anos da Escola Superior Madre Celeste com o ensino, pesquisa e a extensão, se traduz na qualidade de um projeto educacional fundamentado num trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano. Os fundamentos que permeiam a concepção de ensino/aprendizagem com humanismo e tecnologia prescrita pela ESMAC norteiam a necessidade da ressignificação humana, diante dos dilemas encontrados no cenário contemporâneo: xenofobia, violência sexual, violência de gênero, feminicídio, a intolerância pluriétnica dentre outros.
O que nos faz pensar em Paulo quando descreve a necessidade da liberdade de viver com empatia quer seja como referência ao espirito humano ou o sopro divino (Romanos 8:18-21): “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou”.

capa_revise_n9

Revista Revise v9 n9 – 2017

A busca por uma vida saudável está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, podemos visualizar isso no número elevado de academias nas cidades, a presença constante de pessoas praticando caminhada, corrida entre outros tipos de exercício físico em espaços públicos como praça, bosques, praias entre outros. Isso nos remete a uma atenção maior sobre esse público no que diz respeito à objetivos e orientações para tal prática. Essa pesquisa tem como objeto de estudo a Academia ao Ar Livre (AAL) e como objetivo analisar a relação entre os objetivos da política de implementação da AAL e de seus usuários, com o intuito de saber se eles dialogam. A pesquisa tende a contribuir para o conhecimento sobre a efetividade das Políticas Públicas de Lazer e Saúde junto à sociedade, debate também sobre a importância da atuação de um professor de Educação Física no acompanhamento dos usuários no exercício físico oferecido nesse espaço.
O estudo consiste em uma pesquisa de campo, descritiva e com enfoque crítico-dialético, a pesquisa de campo foi realizada em dois locais no Município de Ananindeua Pará (Museu Parque Seringal e Praça 2 de Junho) através de entrevista estruturada, com uma amostra de 21 usuários de ambos os sexos, com idade variando entre 16 e 56 anos. Dentre os usuários 95% relatam como objetivo de frequentar o espaço a procura pela saúde e 100% relatam ter sentido melhoras em sua condição física.

capa_revise_n8

Revista Revise v8 n8 – 2017

A revista REVISE do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior Madre Celeste/ESMAC apresenta sua oitava edição, e traz em seu conteúdo o resultado de iniciação científica dos cursos de Licenciatura e Bacharelados da ESMAC. É, portanto, resultado de semestres de aprofundamentos de leituras e orientações bibliográficas.
É uma etapa de conquista, de celebração por se ter uma projetos de pesquisas preocupados com o aprimoramento, a produção e a difusão do conhecimento. O comprometimento desses anos da Escola Superior Madre Celeste com o ensino, pesquisa e a extensão, se traduz na qualidade de um projeto educacional fundamentado num trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas ao desenvolvimento humano.
O aluno-pesquisador, é convidado a participar das transformações sociais para um vida melhor, é a razão de ser da proposta de trabalho pedagógico. Isso significa que cabe à faculdade estimular ao estudante a aquisição e a produção de conhecimento, respeitando a sua individualidade.

03

Revista Revise v7 n7 – 2016

Invariavelmente, pode-se considerar o direito um fenômeno portador de múltiplas visões, facetas, perspectivas e compreensões. “Grilhão Social” ou “Tábua de Salvação”, este direito apresenta inúmeras e diferentes leituras dentro de uma sociedade de pluralidades incontestáveis …

02

Revista Revise v6 n6 – 2016

Invariavelmente, pode-se considerar o direito um fenômeno portador de múltiplas visões, facetas, perspectivas e compreensões. “Grilhão Social” ou “Tábua de Salvação”, este direito apresenta inúmeras e diferentes leituras dentro de uma sociedade de pluralidades incontestáveis …

01

Revista Revise v5 n5 – 2016

A ReviSE – Revista Interdisciplinar da ESMAC é um periódico que surgiu há dois anos com a proposição de comunicar resultados de ensino, pesquisa e, até mesmo, relatos da experiência de projetos extensionistas, semestralmente, da Escola Superior Madre Celeste – ESMAC,. Nesta 5º edição de novembro 2016, traz uma seleção de textos que abordam pedagogia, letras, educação física, literatura e outras áreas. Nosso maior desafio e transversalizar as áreas provocando nossos leitores para espíritos mais críticos.

capa_revise_n4

Revista Revise v4 n4 – 2016

No propósito de divulgar a produção científica da Escola Superior Madre Celeste – ESMAC apresentamos o 4ª número da Revista ReVISE. São trabalhos provenientes de atividades transdisciplinares, multidisplinares e interdisciplinares realizadas tanto pelos cursos de licenciatura quanto pelos cursos de bacharelado em suas áreas afins e dedicados a temas que envolvem a educação superior.
É Importante lembrar que a transdisciplinaridade é uma abordagem científica que se empenha na compreensão do conhecimento como unidade. Destarte, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa incansável busca de compreensão da complexidade do mundo real. Além disso, do ponto de vista humano, a transdisciplinaridade é o ato de estimular o pensamento de si no lugar do outro, neste caso, abertura ao outro e seu conhecimento. Já a multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, ou seja, informações de várias nichos do conhecimento para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si, e finalmente a interdisciplinaridade, uma grandiosa tarefa de alinhavar ideias, até mesmo paradoxais, de diversas linhas do conhecimento, sendo estes, campos distintos permitindo diálogos entre si.

capa_revise_n3

Revista Revise v3 n3 – 2015

O dossiê, Direitos Humanos: o Fazer Cidadão no Ensino Superior, vem com o propósito de divulgar a produção científica da Escola Superior Madre Celeste – ESMAC. Este número da Revista ReVISE reúne trabalhos provenientes de atividades interdisciplinares realizadas tanto pelos cursos de licenciatura quanto pelos cursos de bacharelado em suas áreas afins e dedicados a temas que envolvem a educação superior.
Assim, este dossiê da ReVISE propõe um pensar sobre o fazer cidadão, a fim de nos permitir refletir sobre a faculdade legal de praticar ou deixar de praticar um ato em relação ao processo de formação e aquisição do conhecimento. Nesse sentido, os professores do ensino superior no âmbito de suas atribuições para a formação do conhecimento, têm a função de construir ideias de cidadania que levem em consideração os elementos integrantes que compõem etimologicamente e historicamente a cidadania, tendo em vista os propostos de Manzini Covre (2003), na medida em que a cidadania reflete a garantia fundamental do direito que o cidadão possui em relação a sua participação ativa na sociedade, especialmente no ensino superior, em função da necessidade de inserção e transformação do meio social, cultural, político, econômico, etc. Portanto, comungamos com a ideia proposta por Rousseau, a de que a cidadania diz respeito, ao próprio direito à vida em plenitude, ou seja, o próprio direito de liberdade de escrita em suas múltiplas interpretações.

capa_revise_n2

Revista Revise v2 n2 – 2015

O dossiê com o tema Dialética e criação no ensino superior, surge com o propósito de divulgar a produção científica da Es cola Superior Madre Celeste – ESMAC; sem perder de vis ta as contribuições de pesquisadores de outras instituições de ensino. Es te número da Revista ReVISE reúne trabalhos oriundos de diversidades interdisciplinares agrupados em suas áreas afins e dedicados a temas que envolvem a educação superior.
Assim, neste dossiê a ReVISE propõe uma reflexão acerca do modo como o processo de busca e aquisição do conhecimento tem sido mui to acelerado, especialmente no ensino superior, em função da necessidade de transformação do mundo globalizado,que atravessa fronteiras espaciais e físicas no intuito de cada vez mais configurar espaços/vilas que dialogam técnicas e conhecimentos a fim de aprofundar os mais diversos campos :
educacionais, tecnológicos , culturais , econômicos e sociais de formação de múltiplos discursos que compõem o sujei to no âmbito profissional . Esses múltiplos discursos, constituem em si uma espécie de axioma da linguagem, que em outras palavras se transforma em fragmentos de vários momentos de formação do conhecimento no ensino superior.

capa_revise_n1

Revista Revise v1 n1 – 2014

O número primeiro da Revista Revise contempla questões relacionadas ao Ensino Superior, a parti r de uma lei tura hibrida em que vários campos de investigação propõem alguns resultados de investigações realizados no primeiro semestre de 2014.
Compreendemos que é preciso discuti r o ensino, assim como as diferentes formas de estratégias e abordagens utilizadas pelo universo acadêmico. Dessa forma, nosso propósito com es te volume é contemplar questões voltadas às altercações de pesquisas voltadas ao ensino superior em diferentes áreas do conhecimento a fim de sus citar reflexões esclarecedoras para ressignificar o ensino. Nesse sentido, a Revise surge com o intui to de pensarmos que, em um universo cujo meio de lei tura es tá cada vez mais imerso em tecnologias digitais. É urgente e pertinente que novas formas de refleti r o ensino superior
possibilitem, o uso de ferramentas tecnológicas, no intuito de permitir ao
professor/pesquisador e também aos alunos novos olhares acerca dos conhecimentos lançados pelas instituições de ensino superior a fim de maximizar as formas de acesso a essas novas informações.

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar