Fale Whatsapp

PROJETO BIOMEDICINA EM CORES

 em ESMAC In Dica, Noticias, Vestibular
Compartilhar

O Ministério da Saúde e entidades da sociedade civil adotaram as “CORES da saúde”, reconhecidas em todo o mundo e identificadas em campanhas publicitárias com o objetivo de propagar informações sobre doenças e alertar as pessoas quanto à prevenção, como forma de marketing social. Ao longo do ano são produzidas campanhas, as quais são distribuídas entre os meses e cada cor/mês representa uma doença escolhida.

Mais do que poder simbólico, as campanhas de prevenção oferecem doses de conscientização e informação a milhares de pessoas. Nas últimas décadas, foi por meio desses esforços que mulheres do mundo todo descobriram a importância da mamografia e a população se tornou mais consciente a respeito dos riscos do câncer de pele, por exemplo.

O uso de laços na cor que caracterizam cada campanha é atribuído ao surgimento do laço VERMELHO, símbolo do ativismo pela prevenção da AIDS (1990). Logo depois, a fundação norte-americana Susan Komen, conhecida pelo seu trabalho na prevenção do câncer de mama, adotou o laço COR-DE-ROSA na campanha do “outubro rosa” e hoje em dia, todas as campanhas adotam o laço da sua respectiva cor.

A ESMAC proporciona aos universitários uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, a participação do alunado em campanhas para propagação de informações e prevenção de doenças é uma excelente oportunidade de levar à população os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

Preceito no Grupo de Ensino Madre Celeste, a contribuição para a comunidade que está inserida, levando através de projetos de extensão à aproximação da academia com a população, o curso de Biomedicina da Faculdade ESMAC por meio dos seus alunos do 6º semestre promove neste semestre todo mês uma campanha sobre informações de uma determinada doença, nascendo então o Projeto Biomedicina em Cores.

A orientadora do Projeto, é a Professora Paloma Daguer Ewerton dos Santos, sob coordenação da Professora Karla Fabiane Lopes de Melo.Em setembro a Campanha adotada é o #SetembroAmarelo, em atenção e prevenção ao suicídio e na próxima semana, na quinta – feira (23) a ESMAC apresenta Live no Youtube Oficial, com ênfase no Projeto Biomedicina em Cores – a Psicóloga Josie Vieira falando sobre o suicídio: “Quebrar o silêncio e falar sobre suicídio é a melhor prevenção”. Uma ótima oportunidade para a abertura de um debate necessário na sociedade.

A Professora Josie Vieira é Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, é docente na ESMAC.

Serviço:

Onde: Canal do Youtube ESMAC OFICIAL

Data: 23/09/2021

Horário: 19h.

Evento Gratuito

 TEXTO: LUCY SILVA
ARTE FINAL: PEDRO LOBATO
CIDEC DO GRUPO DE ENSINO MADRE CELESTE

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar