Fale Whatsapp

Professora da ESMAC participa de sessão em homenagem ao dia nacional de Libras

 em Noticias
Compartilhar

Aconteceu na Assembleia Legislativa (ALEPA) nesta segunda-feira (29), a sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais Libra, de autoria do Deputado Raimundo Santos. Uma das convidadas foi a professora Neuzilene Mesquita, da ESMAC, formada em Educação Física e em Educação especial, na qual ela atua nos cursos de licenciatura.

A professora que possui grande vivência no ensino de libras, fala sobre a importância desta língua, como disciplina obrigatória no currículo das instituições públicas e privadas de ensino, de acordo com a lei: 10.436 de 2002, e também, nas instituições de nível superior, referente ao decreto de nº 5626/2005, que compreende e interage a vivência da pessoa surda possibilitando a ela o acesso à comunicação, à informação e à educação de inclusão.

Neuzilene, ainda falou sobre a importância deste evento, como inclusão social, “só de estar trazendo a pessoa surda para dentro da Assembleia Legislativa, isso já dá uma grande visibilidade a nós profissionais e a pessoa surda”. Além disso, ela comentou sobre algumas instituições de ensino superior que já pensam e se planejam para esta inclusão, “hoje, a gente já vê surdos na UEPA, UFPA, nas instituições superiores, por exemplo, a ESMAC. Eu sei que ela (ESMAC) tem seu quadro profissional de pessoas surdas e eu fico muito feliz por isso”.

 

Na foto: Professora Neuzilene com as mãos, faz o sinal que representa a nomenclatura de Libras

Texto e foto: ASCOM/ESMAC

 

 

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar