Fale Whatsapp

Os Desafios da advocacia na atualidade é tema de palestra na Esmac

 em Direito, Noticias
Compartilhar

 

O procurador-geral do Estado do Pará, Ophir Cavalcante Junior, esteve na tarde desta quinta-feira, 26, à frente da palestra “O que é advocacia e seus desafios atuais”, ministrada no Núcleo de Práticas Jurídica (NPJ) da Esmac. A palestra foi organizada pela turma de direito da Esmac do 6º semestre, turma DIRT6T1, teve por objetivo divulgar os desafios e características da profissão em todas as áreas da advocacia.

O palestrante fez uma breve abordagem sobre o conceito de constituição, além de destacar o papel do Direito na sociedade e na legislação brasileira. Ressaltou que a área possui um leque enorme e que o aluno precisava ter um olhar mais aberto sobre a carreira e aprender a conviver bem dentro da advocacia e da magistratura.

Um pouco tímido em falar para uma plateia de futuros advogados, Ophir Cavalcante dividiu um pouco da sua experiência de três décadas dentro da advocacia pública, ressaltando a importância do estado democrático de direito e os principais compromisso da constituição. “A constituição mudou a lógica do poder, antes ela dava mais ênfase ao Estado do quê ao cidadão, e hoje o que vemos é uma nova versão A pessoa humana passa ser o centro, trabalhando a dignidade do cidadão e a sua inclusão em sociedade, tendo os códigos de direito como seu agente administrador. Então, o ‘Homem é o centro, e não mais o Estado, o homem como centro passa a ter os seus papéis estabelecidos na sociedade, papéis que são construídos culturalmente’”, disse.

Ophir Cavalcante Junior é paraense, procurador do Estado e mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O Ciclo de palestra se estende até hoje (27) com uma mesa redonda dividida em dois momentos. O primeiro abordará o tema: Segurança pública do Estado, composta por Antônio Claúdio Farias (diretor de inteligência do Governo), Italmar Galdêncio (Prof.º da Esmac e Oficial da PM/Pa) e Rilmar Sousa (Delegado Geral da Polícia Cívil-Pa) . O segundo momento é voltado para o lançamento do livro “Atividade de Inteligência: O ciclo da Produção do conhecimento”.

Confira mais fotos aqui: 

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar