Fale Whatsapp

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A COVID-19 ESMAC

 em Noticias
Compartilhar

Ananindeua, 16 de março de 2020.

A Escola Superior Madre Celeste – ESMAC avaliando o cenário global acerca da disseminação do Coronavírus (SARS-Cov-2), agente etiológico da COVID-19, decide, juntamente com os profissionais da saúde que compõem o quadro docente da Instituição (baseados em documentos oficiais do Ministério da Saúde e do Centers for Diseases Control and Prevention), divulgar recomendações à sua comunidade acadêmica a partir de um Plano de Ação (adaptado do grupo de trabalho presidido por Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto), com o intuito de promover medidas de prevenção e controle.

Até a data da publicação deste Plano de Ação, nenhum caso suspeito de COVID-19 foi confirmado no estado do Pará. Neste contexto, devem ser adotadas as seguintes medidas:

1) Manter as atividades acadêmicas regulares, anteriormente programadas.

2) Suspender viagens para o exterior e para estados com confirmação de transmissão local do vírus.

3) Aos que retornarem do exterior, ou de estados com transmissão local do vírus, permanecer em quarentena por quatorze dias. O discente ou docente deverá entrar em contato com o representante imediato na Instituição (coordenadores, diretores) para que sejam realizados os desdobramentos necessários.

4) Aos que apresentarem sintomas sugestivos de virose respiratória, evitar a ida à ESMAC e fazer contato com a Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone (91) 98417-3985, ou com órgãos análogos nos demais municípios, ou com o Ministério da Saúde, por meio do telefone 136. Recomenda-se, ainda,

consultar o aplicativo Coronavírus – SUS para informações sobre a doença em tempo real.

5) Durante todas as atividades cotidianas, dentro e fora da faculdade, deve-se lavar com frequência as mãos, usando água e sabão, ou higienizá-las com solução de álcool em gel. O uso de máscaras não está recomendado para pessoas sem sintomas da doença.

6) É importante ressaltar que as medidas de prevenção e controle devem ser seguidas pelos demais membros familiares, devido a chance de transmissão local do vírus. Qualquer sinal ou sintoma apresentado pelos mesmos deverá seguir o recomendado no item 4 também.

7) Recomendamos a higienização correta das mãos com água e sabão, bem como com álcool em gel (70%), pois ajuda a diminuir a propagação do vírus, principalmente após o contato com áreas de circulação pública (coletivos, corrimões e afins).

8) A Faculdade ESMAC permanecerá atenta quanto à dinâmica da COVID-19, esclarecendo e divulgando informações de acordo com as deliberações do Ministério da Saúde e da Comunidade Científica. Devemos permanecer firmes neste momento delicado, entendendo que a nossa principal ferramenta de controle da doença, na ausência de uma vacina e/ou tratamento, é a prevenção.

Agradecemos pela compreensão e colaboração!

A Direção Geral do Grupo de Ensino Madre Celeste.

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar