Fale Whatsapp

I MOSTRA VIRTUAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 em ESMAC In Dica, Noticias, Vestibular
Compartilhar

A Mostra de Ginástica Geral e Folclore é um projeto de ensino e extensão, realizado desde 2008, com o intuito de apresentar à comunidade acadêmica e do entorno os trabalhos de conclusão interdisciplinar do curso de Educação Física.O trabalho, tem como pergunta norteadora: como incorporar o folclore nas composições coreográficas de ginástica geral de modo a valorizar seus reais sentidos e significados enquanto manifestação da cultura e da cultura corporal?

A intenção é fazer um diálogo com as linguagens artísticas, teatrais e diversas práticas corporais, desenvolvidas em temas socioculturais, favorecendo a formação acadêmica dos alunos.

A partir de 2017.2 o projeto foi agregando a produção acadêmica de outras disciplinas como: Fundamentos Histórico Metodológicos da Dança e Libras, transformando-se em Mostra de Dança, Libras e Folclore do Curso de Educação Física.As apresentações geralmente são realizadas na Semana Acadêmica Integrada (1º semestre) e/ou EPEX (2º semestre), mas, este ano, em virtude da pandemia, a Mostra precisou ser ressignificada, e, será realizada em seu 1º formato virtual contanto com a participação das turmas do 2º, 4º e 6º semestre, além de contar com a participação de egressos.

O envolvimento de diversas disciplinas do curso, contribui na formação acadêmico-profissional dos docentes, e, estimula a pesquisa nos campos da dança, libras e Folclore, promovendo aos acadêmicos o exercício da docência, com uma práxis inovadora, pois, entre outros benefícios desenvolve a criatividade na construção coreográfica e teatral valorizando as manifestações artísticas e populares amazônicas.Em 2020, “VIDA”, foi o tema escolhido para a “I Mostra Virtual do Curso de Educação Física” muito oportuno em meio situação singular no qual o mundo vivencia. Dançar e expressar vida era e é algo imperativo! A vida imita a arte, a arte imita a vida e vida é movimento!A I MOSTRA VIRTUAL promete falar sobre a vida de forma expansiva em teia,  dialogando com o saber mundo dos discentes, expressando coreograficamente ciclos de vida, modos de viver em culturas específicas, mitos e lendas amazônicas de origem, a linguagem de sinais em ação dançada – que incluem e traz à tona outras formas de percepção/comunicação com o corpo do outro.Com a perspectiva de que a vida está em movimento, no eterno devir, no qual cada momento é único, o poeta Manoel de Barros “do lugar onde estou já fui embora”.O Curso de Educação Física da ESMAC, está sob a Coordenação do Professor Me. Dário Silva, já o projeto é coordenado pela Professora Natália Evangelista e composto por uma brilhante equipe de docentes, como a Professora Marina Mota, a  Professora Neuzilene Mesquita.

Na próxima segunda – feira (7), o evento será liberado no Youtube Oficial da Faculdade ESMAC. Acompanhe e saiba mais sobre o belo Projeto acadêmico do Curso de Educação Física.

→ASSISTA A “I MOSTRA VIRTUAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA”, AQUI!

O processo seletivo 2021.1 da ESMAC está com inscrições abertas, e, quem se inscreve até o dia 13 de dezembro tem o benefício de matrículas por somente r$289,00 em qualquer um dos cursos de  graduação. Maiores informações pelo telefone e whatsApp: 91 99288 8240.

Texto Colaborativo: Lucy Silva / Curso de Educação Física ESMAC

Fotos: Lucy Silva e Pedro Lobato – CIDEC 

Arte: Pedro Lobato – CIDEC 

Imagens: Acervo ESMAC

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar