PEDAGOGIA
RECONHECIDO PELO MEC
Portaria N° 915 de 27/12/2018
TITULAÇÃO
Licenciatura em Pedagogia
SOBRE O CURSO
O Curso de Pedagogia Licenciatura da Faculdade ESMAC destina-se a formação de professores para exercer funções do magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade presencial, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
MATRIZ CURRICULAR
Sua estrutura curricular apresenta-se em oito períodos letivos, oferecendo ao licenciado em Pedagogia um cabedal de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionado no exercício da profissão fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
A Escola Superior Madre Celeste propõe um desenho curricular que organiza atividades e experiências planejadas e orientadas de modo a possibilitar aos alunos a construção da trajetória de sua formação pedagógica, permitindo que possam co-participar da construção de seu percurso de profissionalização na área da Educação, com uma sólida formação humanista, além de estimular práticas de estudos independentes com vistas a uma progressiva autonomia intelectual e profissional.
Disciplinas | Total | Teórica | Prática | Créditos |
---|---|---|---|---|
Leitura e Produção de texto | 80 | 80 | – | 04 |
Metodologia da Produção Científica | 80 | 80 | – | 04 |
Tecnologia e Novas Mídias | 80 | 80 | – | 04 |
História da Educação brasileira | 80 | 80 | – | 04 |
Organização dos Sistemas Educacionais | 80 | 80 | – | 04 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 400 | 400 | – | 20 |
Disciplinas | Total | Teórica | Prática | Créditos |
---|---|---|---|---|
Libras | 80 | 40 | 40 | 04 |
Filosofia e Ética da Educação | 80 | 80 | – | 04 |
Psicologia da Educação | 80 | 80 | – | 04 |
Estatística Aplicada à Educação | 80 | 40 | 40 | 04 |
Fundamentos e Práticas da Educação Infantil | 80 | 40 | 40 | 04 |
Formas e Expressões e Comunicações Artísticas | 80 | 20 | 60 | 04 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 480 | 300 | 180 | 24 |
Disciplinas | Total | Teórica | Prática | Créditos |
---|---|---|---|---|
Etnicidade e Multiculturalismo | 80 | 80 | – | 04 |
Didática | 80 | 80 | – | 04 |
Fundamentos Sociológicos e Antropológicos | 80 | 80 | – | 04 |
Currículos e Planejamento | 80 | 40 | 40 | 04 |
Metodologia do ensino de Português | 80 | 40 | 40 | 04 |
Estágio na Educação infantil | 100 | 20 | 80 | – |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 500 | 340 | 160 | 20 |
Disciplinas | Total | Teórica | Prática | Créditos |
---|---|---|---|---|
Política Educacional | 80 | 80 | – | 04 |
Multimídia para Educação | 80 | 40 | 40 | 04 |
Metodologia do Ensino da Matemática | 80 | 40 | 40 | 04 |
Metodologia da Alfabetização e letramento | 80 | 60 | 20 | 04 |
Educação Inclusiva: Teorias e Práticas | 80 | 60 | 20 | 04 |
Estágio no Ensino Fundamental | 100 | 20 | 100 | – |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 500 | 300 | 160 | 29 |
Disciplinas | Total | Teórica | Prática | Créditos |
---|---|---|---|---|
Metodologia do Ensino de História | 80 | 40 | 40 | 04 |
Fundamentos da Psicopedagogia | 80 | 40 | 40 | 04 |
P.P.P.1: Formação Docente | 80 | 40 | 40 | 04 |
Metodologia do Ensino de Geografia | 80 | 40 | 40 | 04 |
Estágio em Educação Especial | 100 | 20 | 80 | – |
Projeto Integrador: Pedagogia em Ambiente não Escolar | 60 | 20 | 40 | 04 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 480 | 220 | 280 | 29 |
Disciplinas | Total | Teórica | Prática | Créditos |
---|---|---|---|---|
Fundamentos e Práticas na Educação de Jovens e Adultos | 80 | 60 | 20 | 04 |
Metodologia do Ensino das Ciências Naturais | 80 | 40 | 40 | 04 |
Literatura e Ludicidade | 60 | 60 | – | 03 |
Arte na Educação: Práticas Contemporâneas | 60 | 60 | – | 03 |
Fundamentos e Práticas da História dos Povos Indígenas e Afro | 80 | 40 | 40 | 04 |
Pesquisa e Prática Pedagógica II – Educação de Jovens e Adultos | 80 | 40 | 40 | 04 |
Projeto Integrador: Intervenções na Educação Especial (Simpósio) | 60 | 60 | 20 | 03 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 500 | 360 | 160 | 25 |
Disciplinas | Total | Teórica | Prática | Semanal |
---|---|---|---|---|
Seminário de Pesquisa: Construção do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso –TCC | 80 | 20 | 60 | 04 |
Fundamentos e Práticas na Gestão Educacional | 80 | 40 | 40 | 04 |
Educação Meio Ambiente e sustentabilidade | 80 | 40 | 40 | 04 |
Organização do trabalho Pedagógico | 80 | 40 | 40 | 04 |
OPITATIVA I | 60 | 60 | – | 03 |
Estágio em Ambiente Não Escolar | 100 | 20 | 80 | – |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 480 | 220 | 260 | 19 |
Disciplinas | Total | Teórica | Prática | Semanal |
---|---|---|---|---|
Fundamentos e Práticas na Educação a distância | 60 | 40 | 20 | 03 |
OPTATIVA II | 60 | 60 | – | 03 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 100 | 60 | 40 | 05 |
Avaliação Institucional e da Aprendizagem | 80 | 60 | – | 04 |
Seminários temáticos (Qualificação T.C.C.) | 80 | 20 | 60 | 04 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 380 | 260 | 120 | 19 |
Disciplinas | Hora/Aula | Hora/Relógio |
---|---|---|
Componentes Curriculares | 3680 | 3060 |
Atividades Complementares | 240 | 200 |
Estágio Supervisionado | 400 | 400 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3660 |
OBJETIVOS DO CURSO
Otimizar o desenvolvimento, aperfeiçoamento e envolvimento do aluno nas questões atinentes à teoria e à prática pedagógica, à docência, habilitando-o para o exercício responsável e ético da profissão de Pedagogo;
Possibilitar formação de Pedagogos, através de subsídios teórico-metodológicos, mediante a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, articuladas por meio dos estágios, capacitando-o para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a transformação social, incentivando a formação de profissionais éticos e conscientes da importância de sua atuação no âmbito interno e externo das escolas;
Formar Pedagogos com autonomia intelectual para o exercício consciente de uma prática educativa comprometida com a ética e a transformação social, melhoria das condições sociais e educacionais no âmbito interno e externo das escolas.
MISSÃO DO CURSO |
---|
Proporcionar o acesso ao conhecimento de modo crítico, promovendo a educação emancipatória de indivíduos autônomos capazes de conhecer, dirigir e avaliar suas próprias ações e de intervir eticamente em todas as situações de sua vida. Tendo como resultado do processo de formação, um profissional capaz de prestar serviços as mais diversas populações, inspirados nestes mesmos valores. |
ESPECÍFICOS |
---|
|
PERFIL PROFISSIONAL
CORPO DOCENTE – Professores Titulares