NUTRIÇÃO
RECONHECIDO PELO MEC
Portaria N° 268 de 27/03/2015
TITULAÇÃO
Bacharel em Nutrição
SOBRE O CURSO
O Nutricionista investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde. Ele planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, SPAS ou abrigos infantis e de idosos, entre outros grupos. Define cardápios, sugerindo pratos variados e equilibrados, que supram as necessidades nutricionais dos clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos e pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, o nutricionista seleciona os fornecedores, controla as matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos, atentando para a higiene nos processos de estocagem e cocção e para o estado de conservação dos ingredientes.
MATRIZ CURRICULAR
Disciplinas | Teórica | Prática | Semestral |
---|---|---|---|
Biossegurança e Instrumentação Básica de Laboratório | 01 | 01 | 40 |
Bioquímica Básica | 02 | 02 | 80 |
Bases Anatômicas de Órgãos e Sistemas | 02 | 02 | 80 |
Bases Celulares dos Tecidos | 02 | 02 | 80 |
Epidemiologia | 02 | – | 40 |
Políticas de Saúde, Sistema Único de Saúde e Direitos Humanos | 02 | – | 40 |
Metodologia do Estudo e da Pesquisa Científica | 02 | – | 40 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 13 | 07 | 400 |
Disciplinas | Teórica | Prática | TOTAL |
---|---|---|---|
Bioquímica Metabólica | 02 | 02 | 80 |
Genética Humana | 02 | – | 40 |
Bioestatística | 02 | – | 40 |
Parasitologia | 02 | 02 | 80 |
Imunologia Básica | 02 | – | 40 |
Educação Ambiental e Sustentabilidade | 02 | – | 40 |
Bromatologia | 02 | 02 | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 14 | 06 | 400 |
Disciplinas | Teórica | Prática | TOTAL |
---|---|---|---|
Ética e Orientação Profissional em serviços de saúde | 02 | – | 40 |
Farmacologia | 02 | 02 | 80 |
Gestão em Serviços de Saúde | 02 | 02 | 80 |
Toxicologia e Análises Toxicológicas | 02 | 02 | 80 |
Sócio-Antropologia da Saúde e Questões Étnico-Raciais | 02 | – | 40 |
Biotecnologia | 02 | – | 40 |
Bioinformática e Saúde | – | 02 | 40 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 12 | 08 | 400 |
Disciplinas | Teórica | Prática | TOTAL |
---|---|---|---|
Introdução à Nutrição | 02 | – | 40 |
Antropologia da Alimentação | 02 | – | 40 |
Psicologia Aplicada à Nutrição | 02 | – | 40 |
Fisiologia Humana | 02 | 02 | 80 |
Microbiologia de Alimentos | 02 | 02 | 80 |
Vigilância Sanitária e Higiene dos Alimentos | 02 | 02 | 80 |
Sociologia e Nutrição | 02 | – | 40 |
Cultura Afro-Brasileira e Nutrição | 02 | – | 40 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 16 | 06 | 440 |
Disciplinas | Teórica | Prática | TOTAL |
---|---|---|---|
Fisiopatologia da Nutrição | 02 | 02 | 80 |
Tecnologia dos Alimentos | 02 | 02 | 80 |
Técnica Dietética I | 02 | 02 | 80 |
Nutrição e Saúde Coletiva | 02 | 02 | 80 |
Avaliação Nutricional | 02 | 02 | 80 |
Dietoterapia I | 02 | 02 | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 12 | 06 | 480 |
Disciplinas | Teórica | Prática | TOTAL |
---|---|---|---|
Técnica Dietética II | 02 | 02 | 80 |
Nutrição Materna e da Mulher | 02 | 02 | 80 |
Projeto Interdisciplinar Nutrição em Saúde Coletiva | 02 | 03 | 80 |
Dietoterapia II | 02 | 02 | 80 |
Nutrição da Criança e do Adolescente | 02 | 02 | 80 |
Nutrição do Adulto e do Idoso | 02 | 02 | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 12 | 12 | 480 |
Disciplinas | Teórica | Prática | TOTAL |
---|---|---|---|
Administração e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição | 02 | 02 | 80 |
Nutrição em Atividades Físicas e Desportivas | 01 | 01 | 40 |
Educação Nutricional | 02 | 02 | 80 |
Optativa I | 01 | – | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 08 | 01 | 40 |
Estágio Supervisionado II – Nutrição Social | – | – | 140 |
Estágio Supervisionado III – Nutrição Clínica | – | – | 270 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 08 | 06 | 280 |
Disciplinas | Teórica | Prática | TOTAL |
---|---|---|---|
Marketing em Alimentação e Nutrição | 02 | 01 | 60 |
Terapias Alternativas e Complementares em Nutrição | 02 | 01 | 60 |
Optativa II | 02 | – | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | – | 02 | 40 |
Estágio Supervisionado IV – Unidades de Alimentação e Nutrição | – | – | 200 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 06 | 04 | 260 |
OBJETIVOS DO CURSO
A formação do biomédico deve manter o equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.
GERAL |
---|
O Curso de Graduação em Biomedicina da ESMAC tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que capacite o egresso para o exercício de suas atividades profissionais em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Pretende-se, no curso de Biomedicina, possibilitar a boa formação e capacitação de estudantes que, ao concluírem o curso estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, prestando importantes serviços à comunidade, não só dominando o conhecimento, mas como um profissional participativo nas decisões e no encaminhamento das soluções para os problemas referentes a sua área de atuação. |
ESPECÍFICOS |
---|
|
PERFIL PROFISSIONAL
O Biomédico formado pela ESMAC terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
O profissional Biomédico deverá conhecer profundamente a relação estrutura-função do organismo humano, os mecanismos causais das doenças, os princípios básicos da terapêutica, os métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e aqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados e deve estar apto a:
CORPO DOCENTE – Professores Titulares