LETRAS
RECONHECIDO PELO MEC
Portaria N° 419 de 08/05/2017
TITULAÇÃO
Licenciatura em Letras
SOBRE O CURSO
O curso de Letras da Faculdade ESMAC reside no estudo da linguagem e da literatura, para desenvolver a dupla competência do bem expressar-se e do fruir esteticamente os textos literários, pois sem o domínio da língua para interagir como sujeito do conhecimento e da construção dialogada do social e sem o aprimoramento da capacidade de fruir esteticamente os objetos artísticos jamais será possível participar da construção do ideal da cidadania plena.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS – ESPANHOL
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Metodologia da Produção Científica | 04 hs | – | 80 hs |
Tecnologia, Intermídia e Educação | 02 hs | 02 hs | 80 hs |
Leitura e Produção Textual | 04 hs | – | 80 hs |
Leitura e Produção Textual em Língua Espanhola I | 04 hs | – | 80 hs |
Introdução à Linguística | 04 hs | – | 80 hs |
Literatura, Cultura e Regionalidade | 04 hs | – | 80 hs |
SUBTOTAL | 22 hs | 02 hs | 480 hs |
Prática Pedagógica I | 03 hs | 60 hs |
|
TOTAL GERAL |
27 hs |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Psicologia da Educação | 04 | – | 80 horas/aula |
Filosofia da Educação | 02 | – | 40 horas/aula |
Libras | 04 | – | 80 horas/aula |
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | 01 | 01 | 40 horas/aula |
Fonética e Fonologia da Língua Espanhola | 01 | 01 | 40 horas/aula |
Leitura e Produção textual em Língua Espanhola II | 04 | – | 80 horas/aula |
Teoria Literária | 04 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 20 | 02 | 440 horas/aula |
Prática Pedagógica II | 03 | 60 horas/aula |
|
TOTAL GERAL |
25 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Didática | 04 | – | 80 horas/aula |
Sociologia da Educação | 04 | 02 | 80 horas/aula |
Etnicidade e Multiculturalismo | 02 | – | 80 horas/aula |
Morfossintaxe da Língua Portuguesa I | 04 | – | 80 horas/aula |
Morfossintaxe da Língua Espanhola I | 04 | – | 80 horas/aula |
Eletiva I | 02 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 20 | 02 | 480 horas/aula |
Prática Pedagógica III | 03 | 60 horas |
|
TOTAL GERAL |
27 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Multimídia e Intermídia | 02 | 02 | 80 horas/aula |
Política Educacional | 04 | – | 80 horas/aula |
Literatura de Língua Espanhola (séculos XII-XVIII) | 02 | – | 40 horas/aula |
Literatura Portuguesa (séculos XII- XVIII) | 02 | – | 40 horas/aula |
Morfossintaxe da Língua Portuguesa II | 04 | – | 80 horas/aula |
Morfossintaxe da Língua Espanhola II | 04 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 18 | 02 | 400 horas/aula |
Prática Pedagógica IV | 04 | 80 horas |
|
TOTAL GERAL |
24 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Literatura de Língua Espanhola (século XIX) | 02 | – | 40 horas/aula |
Literatura Brasileira (século XVI-XVIII) | 02 | – | 40 horas/aula |
Literatura Portuguesa (século XIX) | 02 | – | 40 horas/aula |
Linguística Textual (português) | 04 | – | 80 horas/aula |
Linguística Textual em Língua Espanhola | 04 | – | 80 horas/aula |
Metodologia do Ens. de Líng. Portuguesa | 02 | – | 40 horas/aula |
Metodologia do Ens. de Língua Espanhola | 02 | – | 40 horas/aula |
SUBTOTAL | 18 | 02 | 360 horas/aula |
Prática Pedagógica V | 04 | 80 horas |
|
TOTAL GERAL |
22 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Literatura de Língua Espanhola (séculos XX-XXI) | 04 | – | 80 horas/aula |
Literatura Portuguesa (séculos XX-XXI) | 04 | – | 80 horas/aula |
Literatura Brasileira (século XIX) | 04 | – | 80 horas/aula |
Pragmática da Língua espanhola | 02 | – | 40 horas/aula |
SUBTOTAL | 14 | – | 280 horas/aula |
Prática Pedagógica VI | 04 | 80 horas/aula |
|
Estágio Curricular Supervisionado I (Português/Espanhol) | – | – | 200 horas |
TOTAL GERAL |
18 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Literatura Brasileira (séculos XX-XXI) | 04 | – | 80 horas/aula |
Literatura Amazônica | 01 | 01 | 40 horas/aula |
Sociolinguística | 01 | 01 | 40 horas/aula |
Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol | 02 | – | 40 horas/aula |
Orientação de TCC I | 04 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 12 | 02 | 280 horas/aula |
Prática Pedagógica VII | 04 | 80 horas/aula |
|
Estágio Supervisionado II(Português/Espanhol) | – | – | 200 horas |
TOTAL GERAL |
18 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Eletiva II | 02 | – | 40 horas/aula |
Recursos Tecnológicos no Ensino do Espanhol | 04 | – | 80 horas/aula |
Orientação de TCC II | 04 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 10 | – | 200 horas/aula |
Prática Pedagógica VIII | – | 04 | 60 horas/aula |
Estágio Curricular Supervisionado III (Português/Espanhol) | – | – | 400 horas/aula |
TOTAL GERAL |
14 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
CH TOTAL |
---|---|---|---|
Oficina de Análise de Materiais Didáticos em Língua Estrangeira | – | 02 | 40 horas/aula |
Análise Literária | 02 | – | 40 horas/aula |
Literatura Infanto-Juvenil | 02 | – | 40 horas/aula |
Linguagem e Argumentação | 02 | – | 40 horas/aula |
Oficina de Didatização de Gêneros Textuais | – | 02 | 40 horas/aula |
Componentes Curriculares | CH Hora/Aula | CH Hora Relógio | |
---|---|---|---|
Componentes Curriculares (Obrigatórios + Optativos) | 2800 | 2.333 | |
Estágio Curricular Supervisionado | – | 800 | |
Prática Pedagógica | – | 560 | |
Atividades Complementares | – | 200 | |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
3.893 |
MATRIZ CURRICULAR LETRAS PORTUGUÊS – INGLÊS
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Metodologia da Produção Científica | 04 hs | – | 80 hs |
Tecnologia, Intermídia e Educação | 02 hs | 02 hs | 80 hs |
Leitura e Produção Textual | 04 hs | – | 80 hs |
Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa I | 04 hs | – | 80 hs |
Introdução à Linguística | 04 hs | – | 80 hs |
Literatura, Cultura e Regionalidade | 04 hs | – | 80 hs |
SUBTOTAL | 22 hs | 02 hs | 480 hs |
Prática Pedagógica I | 03 hs | 60 hs |
|
TOTAL GERAL |
27 hs |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Psicologia da Educação | 04 | – | 80 horas/aula |
Filosofia da Educação | 02 | – | 40 horas/aula |
Libras | 04 | – | 80 horas/aula |
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | 01 | 01 | 40 horas/aula |
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa | 01 | 01 | 40 horas/aula |
Leitura e Produção textual em Língua Inglesa II | 04 | – | 80 horas/aula |
Teoria Literária | 04 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 20 | 02 | 440 horas/aula |
Prática Pedagógica II | 03 | 60 horas/aula |
|
TOTAL GERAL |
25 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Didática | 04 | – | 80 horas/aula |
Sociologia da Educação | 04 | 02 | 80 horas/aula |
Etnicidade e Multiculturalismo | 02 | – | 40 horas/aula |
Morfossintaxe da Língua Portuguesa I | 04 | – | 80 horas/aula |
Morfossintaxe da Língua Inglesa I | 04 | – | 80 horas/aula |
Eletiva I | 02 | – | 40 horas/aula |
SUBTOTAL | 20 | 02 | 400 horas/aula |
Prática Pedagógica III | 03 | 60 horas |
|
TOTAL GERAL |
23 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Multimídia e Intermídia | 02 | 02 | 80 horas/aula |
Política Educacional | 04 | – | 80 horas/aula |
Literatura de Língua Inglesa (séculos XII-XVIII) | 02 | – | 40 horas/aula |
Literatura Portuguesa (séculos XII- XVIII) | 02 | – | 40 horas/aula |
Morfossintaxe da Língua Portuguesa II | 04 | – | 80 horas/aula |
Morfossintaxe da Língua Inglesa II | 04 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 18 | 02 | 400 horas/aula |
Prática Pedagógica IV | 04 | 80 horas |
|
TOTAL GERAL |
24 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Literatura de Língua Inglesa (século XIX) | 02 | – | 40 horas/aula |
Literatura Brasileira (século XVI-XVIII) | 02 | – | 40 horas/aula |
Literatura Portuguesa (século XIX) | 02 | – | 40 horas/aula |
Linguística Textual (português) | 04 | – | 80 horas/aula |
Linguística Textual em Língua Inglesa | 04 | – | 80 horas/aula |
Metodologia do Ens. de Líng. Portuguesa | 02 | – | 40 horas/aula |
Metodologia do Ens. de Língua Inglesa | 02 | – | 40 horas/aula |
SUBTOTAL | 18 | 02 | 360 horas/aula |
Prática Pedagógica V | 04 | 80 horas |
|
TOTAL GERAL |
22 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Literatura de Língua Inglesa (séculos XX-XXI) | 04 | – | 80 horas/aula |
Literatura Portuguesa (séculos XX-XXI) | 04 | – | 80 horas/aula |
Literatura Brasileira (século XIX) | 04 | – | 80 horas/aula |
Pragmática da Língua Inglesa | 02 | – | 40 horas/aula |
SUBTOTAL | 14 | – | 280 horas/aula |
Prática Pedagógica VI | 04 | 80 horas/aula |
|
Estágio Supervisionado III – Português | – | – | 100 horas |
Estágio Supervisionado III – Inglês | – | – | 100 horas |
TOTAL GERAL |
18 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Literatura Brasileira (séculos XX-XXI) | 04 | – | 80 horas/aula |
Literatura Amazônica | 01 | 01 | 40 horas/aula |
Sociolinguística | 01 | 01 | 40 horas/aula |
Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês | 02 | – | 40 horas/aula |
Orientação de TCC I | 04 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 12 | 02 | 280 horas/aula |
Prática Pedagógica VII | 04 | 80 horas/aula |
|
Estágio Supervisionado II (Português) | – | – | 100 horas |
Estágio Supervisionado II (Inglês) | – | – | 100 horas |
TOTAL GERAL |
18 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
TOTAL |
---|---|---|---|
Eletiva II | 02 | – | 40 horas/aula |
Recursos Tecnológicos no Ensino do Inglês | 04 | – | 80 horas/aula |
Orientação de TCC II | 04 | – | 80 horas/aula |
SUBTOTAL | 10 | – | 200 horas/aula |
Prática Pedagógica VIII | – | 04 | 60 horas/aula |
Estágio Curricular Supervisionado III (Português) | – | – | 200 horas/aula |
Estágio Curricular Supervisionado III (Inglês) | – | – | 200 horas/aula |
TOTAL GERAL |
14 |
Disciplinas | CH Semanal Teórica |
CH Semanal Prática |
CH TOTAL |
---|---|---|---|
Oficina de Análise de Materiais Didáticos em Língua Estrangeira | – | 02 | 40 horas/aula |
Análise Literária | 02 | – | 40 horas/aula |
Literatura Infanto-Juvenil | 02 | – | 40 horas/aula |
Linguagem e Argumentação | 02 | – | 40 horas/aula |
Oficina de Didatização de Gêneros Textuais | – | 02 | 40 horas/aula |
Componentes Curriculares | CH Hora/Aula | CH Hora Relógio | |
---|---|---|---|
Componentes Curriculares (Obrigatórios + Optativos) | 2800 | 2.333 | |
Estágio Curricular Supervisionado | – | 800 | |
Prática Pedagógica | – | 560 | |
Atividades Complementares | – | 200 | |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
3.893 |
OBJETIVOS DO CURSO
Os objetivos da ESMAC, definidos no Projeto Pedagógico Institucional, visam a traduzir o sentimento dos mantenedores em termos de concepção institucional em seus diferentes aspectos: organização estrutural, atividades acadêmicas e proposta pedagógica. A definição dos cursos considerou as demandas regionais, locais e nacionais bem como a real capacidade de manutenção da IES, tendo em vista sua localização no Município de Ananindeua, na Região Amazônica, no Estado do Pará.
GERAL |
---|
Curso de Letras da ESMAC visa a contribuir diretamente para a formação de profissionais capacitados a interagir, por meio do exercício de suas funções, no contexto educacional, social e político em que estiverem inseridos, concorrendo para que a aprendizagem assuma a sua condição de processo contínuo de formação intelectual e humana, responsável pela transformação da realidade social do educador, do educando e da comunidade de um modo geral. |
ESPECÍFICOS |
---|
Considerando a realidade social como meio e fim do processo educacional, o Projeto visa a quatro objetivos que funcionam como eixos norteadores da formação do profissional da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. O primeiro relaciona conhecimento geral e aquisição de conhecimentos específicos, para que, aprendendo a aprender, o graduando possa vivenciar as matrizes educativas oportunizadas por meio d as experiências vivenciadas no contexto acadêmico e fora dele. É com base neste objetivo que a discussão sobre competência e educação tende a sustentar-se. O segundo refere-se às habilidades coletivas, resultantes das ações educacionais nos diversos espaços de inserção do graduando. O terceiro, de abrangência universal, diz respeito à apreciação da interdependência e da alteridade entre culturas, em observância à diversidade de valores, visando a traçar estratégias que se adequem perfeitamente a cada uma das situações. E, finalmente, o quarto tem como objetivo principal o desenvolvimento da personalidade do educando, para sustentar a autonomia de ações do futuro profissional. |
PERFIL PROFISSIONAL
O aluno do Curso de Letras , com habilitação em Português e Espanhol ou com habilitação em Língua Inglesa, licenciatura, da ESMAC deverá aprimorar, em seu percurso acadêmico, os quatro grandes pilares de sustentação de sua futura prática profissional, que são as competências comunicativa, estética, analítico-reflexiva e pedagógica.
Por sua abrangência, as três primeiras não dizem respeito apenas à sua formação como docente, pois são competências que ele também deverá estimular em seus alunos quando estiver atuando no mercado de trabalho.
A quarta é inerente a sua profissão, se bem que não exclusiva dela; sem aprimorá -la, jamais conseguirá ser um professor realmente qualificado.
Para a realização desse objetivo maior, que é o aperfeiçoamento das competências referidas, o Curso de Letras com habilitação em Português e Espanhol da ESMAC deverá fundamentar a formação do professor de Língua Materna e de Língua Espanhola em duas principais dimensões: a humana e a técnico – científica.
A primeira delas está intimamente associada às competências comunicativa, estética e a analítico -reflexiva, a segunda, à competência pedagógica.
DIMENSÃO HUMANA
Entende-se por dimensão humana tudo aquilo que é específico da espécie humana, aqui, entretanto, conceber-se-á tal dimensão como o conjunto de saberes e atitudes que permitem o pleno exercício da cidadania. Em sendo assim, o docente egresso da ESMAC deverá:
DIMENSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
Entende-se por dimensão técnico -científica o conjunto de saberes que possam proporcionar ao profissional da área de Letras com habilitação em Português e Espanhol e Inglês os instrumentos necessários para bem encaminhar o processo de ensino –aprendizagem no cotidiano da sala de aula. Para tanto o profissional egresso da ESMAC deverá:
Perspectivas / Possibilidades de Inserção Profissional do Egresso
O Licenciado em Letras, habilitação em Português e Espanhol, licenciatura, da ESMAC está habilitado a atuar em escolas públicas ou privadas de ensinos Fundamental e Médio, em escolas de línguas, como professor, planejador, executor e avaliador de ações educacionais. Pode, também, atuar como profissional liberal, ministrando cursos de línguas em empresas industriais e comerciais e em outras instituições. Outros campos de atuação, em que pode atuar como profissional liberal ou contratado, são a redação, edição e revisão de textos. Ao licenciado ainda se apresenta a possibilidade de atuar como assessor, consultor e pesquisador na área de sua formação.
Com domínio eficiente das línguas portuguesa e espanhola, desenvolvendo habilidades linguísticas, culturais e comunicativas em ambas as línguas, este profissional estará apto a realizar diversas tarefas nos campos da editora gráfica (livros, revistas, etc.), palestras, seminários, convenções, relações diplomáticas e comércio exterior. O curso habilita-o, ainda, a exercer funções profissionais alternativas, como trabalhar em cursos particulares de língua e redação, jornais e revistas.
CORPO DOCENTE – Professores Titulares