HISTÓRIA
RECONHECIDO PELO MEC
Portaria N° 915 de 27/12/2018
TITULAÇÃO
Licenciatura em História
SOBRE O CURSO
O curso de Licenciatura e Bacharelado em História da Faculdade ESMAC visa a educação de nível superior que promove e exerce funções relevantes no processo de formação e qualificação profissional preparando seus graduandos para serem excelentes professores e pesquisadores.
As disciplinas estudadas estão atribuídas entre Formação Histórica Básica (pré-história, história antiga, medieval, moderna, contemporânea), Seminários (história do Brasil, do RS e contemporânea), e Formação do Pesquisador (práticas de pesquisa histórica, estágios de pesquisa em fontes escritas, visuais e orais e monografia).
CAMPO DE ATUAÇÃO:
SOBRE O QUADRO DOCENTE
Os professores do curso de História da Escola Superior Madre Celeste são habilitados para as disciplinas que lecionam, com títulos de mestrado e doutorado e experiência como professores e pesquisadores de outras instituições de nível superior. Cada um com formação específica em diversas correntes teóricas e historiográficas, garantindo uma qualificação que contemple abordagens de História Social, Cultural, Política e Econômica.
MATRIZ CURRICULAR
Disciplinas | CHR |
---|---|
História Antiga | 80 |
Metodologia da produção e educação | 80 |
Tecnologia, intermidia e educação | 80 |
Leitura e produção textual | 80 |
Antropologia cultural | 200 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 520 |
Disciplinas | CHR |
---|---|
História medieval | 80 |
Filosofia da educação | 80 |
Fund. Historiografia | 80 |
História oral e memória | 200 |
Libras | 80 |
Psicologia da educação | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 600 |
Disciplinas | CHR |
---|---|
História moderna | 80 |
Sociologia da educação | 80 |
Didática | 80 |
Introdução á ciência política | 40 |
Etnicidade e multiculturismo | 160 |
América pré-colombiana e seu progresso | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 520 |
Disciplinas | CHR |
---|---|
Multimídia e Intermídia | 80 |
Política educacional | 80 |
Patrimônio Histórico | 200 |
História da Amazônia colonial | 80 |
História do Brasil colônia | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 520 |
Disciplinas | CHR |
---|---|
História da amazônia – Séculos XIX e XX | 80 |
MET e técnicas de pesquisa em história | 80 |
História do Brasil imperial | 80 |
MET e técnicas de ensino em história | 80 |
Estágio supervisionado I | 120 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 440 |
Disciplinas | CHR |
---|---|
Const de proj em história – Estabelecimento de temática e OB | 80 |
América contemporânea | 80 |
Historiografia contemporânea | 80 |
Estágio CUR supervisionado II | 120 |
História contemporânea I | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 440 |
Disciplinas | CHR |
---|---|
História do Brasil republicano | 80 |
História da África | 80 |
Trabalho de conclusão curso I | 40 |
Estudos contemporâneos > Pós-Segunda guerra e globalização | 80 |
Estágio curricular supervisionado III | 120 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 400 |
Disciplinas | CHR |
---|---|
Eletiva I | 40 |
Estágio Curricular supervisionado IV | 120 |
Arqueologia | 80 |
História indígena | 80 |
Trabalho de conclusão curso II | 40 |
Optativa I | 40 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 400 |
Disciplinas | TOTAL |
---|---|
Atividades Complementares | 200 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4040 |
OBJETIVOS DO CURSO
O curso de licenciatura em História da ESMAC visa formar profissionais com habilidades e competências para atender as demandas de ensino e pesquisa, preparando-os como produtores de conhecimentos especializados, fornecendo-lhes o variado instrumental epistemológico e teórico no ofício de historiar.Fomentando a formação de professores/pesquisadores, numa composição tríade (Historiador, Epistemólogo e Hermeneuta) devendo todos os graduados dominar os elementos necessários à compreensão da natureza do conhecimento histórico e ao domínio das práticas essenciais de sua produção. A licenciatura em História, oferecida pela IES, possui duração mínima de oito (8) semestres, possibilita atuação tanto no campo da pesquisa quanto no ensino de História e procura responder a demanda da interdisciplinaridade e perspectiva dialógica com outras áreas porosas a atuação do profissional.
Assim, o curso constitui um espaço de experimentação de pesquisas históricas, voltado para a formação dos futuros professores e pesquisadores. Busca desenvolver atividades de ensino e pesquisa que respondam às necessidades atuais da produção de conhecimento histórico, seja em seus aspectos teóricos – como no ato do pensamento crítico sobre o narrar e o fazer a História –, seja na dimensão da aplicação desse conhecimento, intervindo na forma com que sociedade produz, aprende e apreende as diversas visões sobre o passado.
Partindo desse princípio, o curso de História da ESMAC preocupa-se, fundamentalmente, em aprimorar-se constantemente, através de um trabalho contínuo de reflexão acerca de pontos fundamentais para a formação responsável e satisfatória de seus alunos, a saber:
PERFIL PROFISSIONAL
O curso de História da ESMAC procura formar profissionais com senso crítico e capacidade para pensar e intervir na história ensinada nos diferentes níveis de escolaridade. Unindo as habilidades da pesquisa e do ensino, procuramos tornar os nossos alunos seres humanos melhores do que quando ingressaram na graduação em História. Acreditamos que nosso aluno não deve ser mero reprodutor de ideologias, mas criador de conhecimentos, a partir da efetivação de ações e de pesquisas que ajudem a compreender a sociedade da qual fazem parte.
Venha fazer História na ESMAC! Nossos professores, mestres e doutores, estão prontos para lhe proporcionar uma formação profissional que fará a diferença na sua vida! O ano de 2017 poderá significar um início de mudança positiva em sua vida e nós queremos fazer parte disso!
CORPO DOCENTE – Professores Titulares