Fale Whatsapp

GASTRONOMIA

RECONHECIDO PELO MEC

Portaria N° 878 de 17/12/2018

TITULAÇÃO

Tecnólogo em Gastronomia

Mensalidade: 918,00

Desconto de 15% para pagamento até o dia 5 : 780,30

SOBRE O CURSO

O curso forma o profissional para planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária e para atuar nas diferentes áreas e serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais.
As disciplinas oferecidas permitem conhecer a história dos alimentos, a cultura dos diversos países e a ciência dos ingredientes. Também habilita a executar desde a preparação de pratos simples até os de alta gastronomia, além de conhecer os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápio de restaurantes de cozinha nacional e internacional, hotéis, lanchonetes, bufês, empresas e hospitais.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para profissionais da área de Gastronomia está aquecido e em expansão, principalmente no setor hoteleiro. A vantagem do setor de alimentação é que, mesmo em tempos de economia incerta, seu consumo por parte da população se mantém estável ou apresenta queda pouco significativa.

Em cidades turísticas e polos industriais existe grande procura por profissionais de Gastronomia. Porém, seu campo de atuação tem crescido bastante por todas as regiões do País, principalmente em negócios ligados à alta Gastronomia ou no segmento de entregas em domicílio.

Devido à ampla formação, quem faz faculdade de Gastronomia pode atuar em diversas áreas. Conheça algumas delas e as principais atividades que este profissional desempenha em cada uma delas:

  • Chef de Cozinha– planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares, etc.  Coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes.

  • Personal Chef – exerce as mesmas funções do chef de cozinha, só que neste caso atua em residências particulares.

  • Segurança Alimentar – atua como vigilante e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes para garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.

  • Indústria Alimentícia – desenvolve novas receitas e testa os produtos criados pela indústria.

  • Gestão – administra restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, entre outros. Gerencia todo o funcionamento destes estabelecimentos, contrata e treina profissionais, seleciona fornecedores, gerencia o estoque e as finanças da empresa.

  • Consultoria– presta consultoria para empresas do ramo alimentício. O objetivo é propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.

Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, atuar como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária e muito mais.

MATRIZ CURRICULAR

A estrutura curricular do Curso de Direito atende às exigências legais vigentes, relativamente às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Direito e à carga horária, possibilitando a formação adequada ao desenvolvimento do perfil profissiográfico. Busca-se continuamente, integrar a proposta pedagógica com a organização curricular, considerando, sobretudo, as realidades sociais e regionais.
O Curso oferecido em regime semestral seriado, é desenvolvido em 10 semestres, com prazo máximo de integralização em 16 semestres, possuindo Carga Horária (CH) Total das Disciplinas 3.920 horas/aulas, equivalente a 3.267 (em hora/relógio).

 

Estágio Supervisionado (Prática Jurídica) de 400 horas/a. Atividades Complementares de 216 h, tendo como carga Total Geral do Curso 4.536 hs/a, equivalente a 3.780 em hora/relógio. O número de vagas autorizadas é de 200 vagas anuais, e atualmente possui 1020 alunos regularmente matriculados.

MATRIZ CURRICULAR

1º Semestre
Disciplinas Semanal Semestral
Base da Gastronomia e História e Cultura da Gastronomia 04 80
Francês Instrumental 02 40
Matérias Primas e Tecnologia dos alimentos 02 40
Microbiologia, Higiene e Conservação dos Alimentos. 02 40
Técnicas Básicas de Cozinha 04 80
Ergonomia e Segurança do Trabalho em Serviços de Alimentação 02 40
Metodologia do Estudo e da Pesquisa 02 40
Bioquímica dos Alimentos 02 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
2º Semestre
Disciplinas Semanal Semestral
Gastronomia Vegetariana, Saudável e Funcional 02 40
Cozinha Fria 02 40
Técnicas de Panificação e lanches 04 80
Técnicas de Confeitaria e massas 04 80
Planejamento em serviços de alimentação 02 40
Cozinha Regional Brasileira 04 80
Ética, Cultura e Educação Ambiental. 02 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
3º Semestre
Disciplinas Semanal Semestral
Chocolateria 02 40
Gestão Financeira e empreendedorismo em Gastronomia 02 40
Cozinhas Clássicas 04 80
Cozinha Européia 04 80
Cozinha Asiática 02 40
Cozinha das Américas 04 80
Técnicas de Bar e Enologia 02 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
4º Semestre
Disciplinas Semanal Semestral
Gastronomia Hospitalar 02 40
Arte e Gastronomia 02 40
Gestão em Logística de Serviços Gastronômicos 02 40
Turismo, Hotelaria e Gastronomia. 02 40
Cultura Afro-Brasileira e Alimentação 02 40
Gastronomia para Eventos e Buffets 04 40
Planejamento de Cardápios 02 40
Criatividade em Cozinha Regional 04 80
Optativa 02 40
CARGA HORÁRIA TOTAL 400
Estágio obrigatório 120
Atividades complementares 150

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Graduação em Direito da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral formar bacharéis em Direito qualificados para atuarem no mercado de trabalho, com sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, postura reflexiva, visão crítica, e capacidade e aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica.

 

Além da formação jurídica mais típica no âmbito dos estudos de graduação, a Escola Superior Madre Celeste propõe uma ênfase direcionada ao estudo da reconfiguração das relações entre Estado, mercado e sociedade, tendo como objetivo fornecer aos futuros bacharéis em Direito, os elementos necessários para a compreensão e a atuação efetiva nas demandas do Terceiro Setor.

EXTENSÃO

De acordo com o artigo 2º do seu Regimento Interno, a ESMAC, como instituição educacional, destina-se, também, à promoção da extensão em nível superior, por intermédio de diversas ações junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação de extensão é realizada por intermédio de 03 (três) projetos, os quais produzem um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado pela IES. São eles:

Projeto Objetivo Publico Alvo
“Combate ao Bulling nas Escolas”

Coordenador: Professor Mestre ALMYR CARLOS DE MORAES FAVACHO

Contribuir através de ação multidisciplinares para a diminuição de práticas agressivas no âmbito escolar e na comunidade Profissionais e acadêmicos das áreas de pedagogia, educação física, psicologia, serviço social, direito, bem como Conselheiros Tutelares, pais e responsáveis e alunos de escolas públicas e privadas do Município de Ananindeua.
“Direito, Cinema e Literatura”Objetivo: Contribuir através de ação multidisciplinares para a diminuição de práticas agressivas no âmbito escolar e na comunidade

Coordenador: Professor Dr LUIZ OTAVIO PEREIRA

Contribuir para a compreensão dos direitos através do cinema e da literatura. Estudantes de graduação em direito e comunidade em geral.
“Direitos Básicos do Consumidor na Melhor Idade”

Coordenador: Professor Esp ELIZEU DE PAULA GUIMARÃES JUNIOR

Instruir os consumidores da melhor idade sobre os direitos básicos do consumidor. Participantes do Projeto Ideas

PERFIL PROFISSIONAL

O perfil desejado para o formando do Curso de Graduação em Direito da Escola Superior Madre Celeste repousa em uma sólida formação geral, humanística e axiológica, com capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, e adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídico-sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomenta a capacidade e aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica.

 

O bacharel em Direito a ser formado pela Escola Superior Madre Celeste deve estar consciente de que, além do competente exercício da profissão jurídica que escolher, possui um compromisso sócio-político com o aperfeiçoamento das instituições jurídicas e um dever ético decorrente do exercício de sua função pública.

 

Para que o egresso alcance este perfil, o Curso de Graduação em Direito da Escola Superior Madre Celeste, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 09/2004, proporciona condições para que seus alunos desenvolvam as seguintes competências e habilidades:

Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas.

Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito.

Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito.

Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos.

Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica.

Interpretação e aplicação do Direito, considerando a compreensão adequada dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros.

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Harley Farias Dolzane
    Harley Farias Dolzane Doutora em Letras
  • Ronaldo
    Ronaldo Especialista em Letras e Artes
  • Maria
    Maria Bacharel em Ciência da Computação
  • Nilton
    Nilton Doutor em Engenharia Civil

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar