EDUCAÇÃO FÍSICA
RECONHECIDO PELO MEC
Portaria N° 286 de 21/12/2012
TITULAÇÃO
Licenciatura em Educação Física
SOBRE O CURSO
O campo de atuação do profissional de Educação Física, egresso da modalidade licenciatura, abrange os estabelecimentos de ensino de educação formal, em todos os níveis. Está, também, diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física para uma clientela de alunos formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a instituições de educação básica de gestão pública ou privada.
MATRIZ CURRICULAR
As atuais configurações sociais, aliadas ao crescente desenvolvimento técnico-científico, incorporando-se a estes aspectos a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96) no que se refere à Educação Física como componente curricular da educação básica, assim como o crescimento do interesse da população em geral pela apropriação e prática da cultura das atividades físico-esportivas vêm exigindo da Educação Física uma resposta versátil e um reposicionamento profissional à altura das novas demandas.
Componente Curricular | CH Total |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Semanal |
---|---|---|---|---|
História da Educação Física | 80 | 80 | 00 | 04 |
Técnicas de Estudos Científicos | 40 | 20 | 20 | 02 |
Fundamentos histórico-metodológicos do Jogo | 80 | 40 | 40 | 04 |
Fundamentos histórico-metodológicos do Esporte | 80 | 40 | 40 | 04 |
Anatomia Humana | 80 | 40 | 40 | 04 |
Saúde Coletiva | 40 | 40 | 00 | 02 |
Total de horas/aula semestral | 400 | 260 | 140 | 20 |
Componente Curricular | CH Total |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Semanal |
---|---|---|---|---|
Fisiologia das Atividades Físico-Esportivas | 80 | 40 | 40 | 04 |
Fundamentos histórico-metodológicos da Ginástica | 80 | 40 | 40 | 04 |
Leitura e Produção Textual | 80 | 40 | 40 | 04 |
Ensino dos Esportes Individuais | 80 | 40 | 40 | 04 |
Sociologia da Educação | 80 | 80 | 00 | 04 |
Total de horas/aula semestral | 400 | 240 | 160 | 20 |
Componente Curricular | CH Total |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Semanal |
---|---|---|---|---|
Cinesiologia | 40 | 20 | 20 | 02 |
Bases teórico-metodológicas do condicionamento físico | 40 | 20 | 20 | 02 |
Psicologia da Educação | 80 | 80 | 00 | 04 |
Estatística | 40 | 20 | 20 | 02 |
Ensino dos esportes coletivos I | 80 | 40 | 40 | 04 |
Didática | 80 | 40 | 40 | 04 |
Organização de Eventos Escolares | 40 | 20 | 20 | 02 |
Fundamentos histórico-metodológicos da Capoeira | 40 | 20 | 20 | 02 |
Total de horas/aula semestral | 440 | 260 | 180 | 22 |
Componente Curricular | CH Total |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Semanal |
---|---|---|---|---|
Cineantropometria | 40 | 20 | 20 | 02 |
Filosofia da Educação | 80 | 80 | 00 | 04 |
Ensino da Cultura Corporal Amazônica | 80 | 40 | 40 | 04 |
Metodologia da Produção Científica | 80 | 40 | 40 | 04 |
Metodologia do Ensino da Educação Física | 80 | 40 | 40 | 04 |
Ensino da Ginástica | 40 | 20 | 20 | 02 |
Educação Física e Mundo do Trabalho | 40 | 40 | 00 | 02 |
Total de horas/aula semestral | 440 | 300 | 140 | 22 |
Componente Curricular | CH Total |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Semanal |
---|---|---|---|---|
Políticas Educacionais | 80 | 80 | 00 | 04 |
Ensino dos Esportes Coletivos II | 80 | 40 | 40 | 04 |
Fundamentos histórico-metodológicos da dança | 80 | 40 | 40 | 04 |
TCC | 40 | 20 | 20 | 02 |
Atividade Física e Promoção da Saúde | 40 | 20 | 20 | 02 |
Estágio Supervisionado I | 160 | 80 | 80 | 08 |
Conhecimento e Organização Curricular em Educação Física’ | 40 | 40 | 00 | 02 |
Total de horas/aula semestral | 520 | 320 | 200 | 26 |
Componente Curricular | CH Total |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Semanal |
---|---|---|---|---|
TCC 2 | 40 | 40 | 00 | 02 |
Ensino dos Esportes Alternativos | 80 | 40 | 40 | 04 |
Esportes Aquáticos | 80 | 40 | 40 | 04 |
Tecnologia, Intermídia e Educação | 80 | 40 | 40 | 04 |
Legislação da Educação Física Escolar | 40 | 40 | 00 | 02 |
Estágio Supervisionado II | 160 | 80 | 80 | 08 |
Optativa I | 40 | 00 | 40 | 02 |
Total de horas/aula semestral | 520 | 280 | 240 | 26 |
Componente Curricular | CH Total |
CH Teórica |
CH Prática |
CH Semanal |
---|---|---|---|---|
TCC 3 | 40 | 20 | 20 | 02 |
Libras | 80 | 40 | 40 | 04 |
Educação Física para pessoas com deficiência | 80 | 40 | 40 | 04 |
Fundamentos histórico-metodológicos das lutas | 40 | 20 | 20 | 02 |
Educação Física e Atendimento de Emergência | 40 | 20 | 20 | 02 |
Optativa II | 40 | 20 | 20 | 02 |
Estágio Supervisionado III | 160 | 80 | 80 | 08 |
Total de horas/aula semestral | 480 | 240 | 240 | 24 |
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O campo de atuação do profissional de Educação Física, egresso da modalidade licenciatura, abrange os estabelecimentos de ensino de educação formal, em todos os níveis. Está, também, diretamente relacionado com a capacidade deste profissional de atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã. O desafio da ESMAC é ministrar um curso na área de Educação Física que proporcione além da aquisição formal de conhecimentos academicamente validados, também se constitua em um instrumento capaz de integrar áreas disciplinares distintas, porém complementares, no terreno da ação social e em consonância com as políticas públicas de educação e saúde.
O projeto proposto para a modalidade licenciatura do curso de Educação Física da ESMAC dá ênfase à formação do Educador para atuar:
• Instituições públicas e privadas de Educação Básica em seus três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
• Educação profissional de jovens e de adultos;
• Institutos de Educação Especial;
• Órgãos Públicos de Educação em níveis Municipal, Estadual e Federal.
A Esmac conta com parceiros para realização de atividades esportivas e de lazer:
SESI
Ginásio do Abacatão
Espaços do projeto IDEAS para monitorias e estágios
PERFIL PROFISSIONAL
O Curso de Licenciatura em Educação Física da ESMAC está voltado ao atendimento da demanda social na formação de profissionais em nível superior, capacitados a intervir acadêmica e profissionalmente no âmbito específico e histórico-cultural da educação escolar, por meio das diferentes manifestações e expressões das práticas corporais, a partir de conhecimentos técnicos, científicos, humanos e culturais, buscando resguardar as características regionais no tocante aos interesses apresentados neste campo de atuação.
Os professores de Educação Física formados pela ESMAC serão qualificados para trabalhar com situações novas e emergentes, em permanente e contínua formação, com autonomia responsável e em condições para contribuir na produção de conhecimentos e na formação cultural da população estudantil. Estes profissionais estarão comprometidos com os processos de desenvolvimento do cidadão brasileiro e da região de Ananindeua em especial.
Suas ações pedagógicas estarão especialmente voltadas para a educação de crianças, jovens, e adultos, incluindo pessoas portadoras de necessidades especiais, no contexto da educação escolar, por meio da reflexão e da prática das diferentes expressões e manifestações da cultura do movimento humano tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo e na dança. A finalidade educativa é a formação e a emancipação cultural dos alunos, a inclusão social e a educação para a saúde. Todo este processo educativo dar-se-á por meio de uma ampla visão crítica da realidade. Toda essa atuação somente acontecerá a partir de posicionamento ético e do pleno domínio de instrumentos, técnicas e métodos que permitam desempenho com qualidade de sua profissão.
CORPO DOCENTE – Professores