CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RECONHECIDO PELO MEC
Portaria N° 266 de 03/04/2017
TITULAÇÃO
Bacharel em Ciências Contábeis
SOBRE O CURSO
O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade ESMAC tem por objetivo geral formar bacharéis qualificados e competentes e comprometidos com a sociedade para o qual disponibiliza seus serviços contábeis, norteados pela consciência lícita e crítica face à construção e à reconstrução da prática profissional em conformidade com as constantes mudanças sócio-políticas e econômicas, de acordo com o a Resolução n° 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade que destaca diversas atribuições peculiares do profissional contábil com enfoque em Empreendedorismo e Controladoria com vista à formação cidadā.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
MATRIZ CURRICULAR
A formação do contador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.
Componentes Curriculares | CH |
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Comunicação e Expressão Empresarial | 80 |
Contabilidade Básica | 80 |
Metodologia da Pesq. e do Trab. Cient. | 80 |
Teorias da Administração | 80 |
Matemática Financeira 1 | 80 |
TOTAL | 400 |
Componentes Curriculares | CH |
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Matemática Financeira 2 | 80 |
Economia | 80 |
Introdução ao Direito | 80 |
Fundamentos Antropológicos e Sociológicos | 80 |
Direito Comercial e Societário | 80 |
TOTAL | 400 |
Componentes Curriculares | CH |
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Estatística | 80 |
Psicologia Organizacional | 80 |
Teoria da Contabilidade | 80 |
Contabilidade Intermediária | 80 |
Contabilidade de Custo | 80 |
TOTAL | 400 |
Componentes Curriculares | CH |
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Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária. | 80 |
Análise de Custos | 80 |
Direito Tributário | 80 |
Contabilidade Comercial | 80 |
Métodos Quantitativos Aplicados a Contabilidade | 40 |
Marketing Contábil | 40 |
TOTAL | 400 |
Componentes Curriculares | CH |
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Planejamento Financeiro e Orçamentário | 80 |
Auditoria | 80 |
Contabilidade Gerencial | 80 |
Contabilidade Avançada | 80 |
Gestão Financeira | 80 |
TOTAL | 400 |
Componentes Curriculares | CH |
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Fundamentos do Empreendedorismo | 80 |
Análise das Demonstrações Contábeis | 80 |
Perícia Contábil | 80 |
Controladoria | 80 |
Informática Aplicada à Contabilidade | 80 |
TOTAL | 400 |
Componentes Curriculares | CH |
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Trabalho de Conclusão de Curso 1 | 40 |
Disciplina Optativa 1 | 40 |
Controle Estratégico de Gestão | 80 |
Contabilidade Agropecuária | 80 |
Auditoria de Sistemas | 80 |
Contabilidade Pública | 40 |
Estágio Supervisionado 1 | 150 |
TOTAL | 510 |
Componentes Curriculares | CH |
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Trabalho de Conclusão de Curso 2 | 40 |
Disciplina Optativa 2 | 40 |
Contabilidade Internacional | 40 |
Contabilidade Social | 80 |
Tópicos Contemporâneos em Contabilidade | 80 |
Sistemas de Informações Contábeis | 40 |
Estágio Supervisionado 2 | 150 |
TOTAL | 470 |
Disciplinas | TOTAL |
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Carga horária total das Disciplinas | 3080 |
Carga horária total do Estágio Supervisionado | 300 |
Carga horária total das Atividades Complementares | 300 |
Carga horária total do curso | 220 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3600 |
OBJETIVOS DO CURSO
A formação do contador deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.
GERAL |
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O Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Escola Superior Madre Celeste tem por objetivo geral graduar profissionais competentes e comprometidos com a sociedade para o qual disponibilizam seus serviços contábeis, norteados pela consciência lícita e crítica face à construção e à reconstrução da prática profissional em conformidade com as constantes mudanças sócio-políticas e econômicas, obedecendo às normas estabelecidas pelo Novo Código Civil, de acordo com o enfoque em Empreendedorismo e Controladoria, que são o supedâneo do gerenciamento das informações para tomadas de decisão, com vista à formação cidadã. |
ESPECÍFICOS |
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PERFIL PROFISSIONAL
As escolas de ensino superior são espaços de produção e difusão do conhecimento ao mesmo tempo em que constituem o caminho para a atuação no mercado nas mais diversas especialidades da atuação contábil referencial, e que norteia a formação de profissionais empreendedores, críticos, éticos e substancialmente competentes para atuar no mercado globalizado, cuja ênfase direciona-se à aplicação analítica da informação contábil da administração do sistema de planejamento e controle.
O perfil do profissional que se propõe formar deve apresentar visão além do domínio da estratégia de negócios. Deverá identificar os reflexos do mercado mundial sobre a região com a qual se compromete a prestar serviços contábeis. Desta forma, o cidadão formado no curso de Ciências Contábeis deverá ser capaz de:
Nessa perspectiva, credibilizam-se às diretrizes curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior, que identificam a competência profissional com o domínio do conhecimento, habilidades, atitude e motivação em conformidade com a dinâmica mundial, na visão sistêmica dentro da Legislação Contábil, desenvolvendo ações que permitam a construção de valores orientados para a cidadania.
CORPO DOCENTE – Professores Titulares
COORDENADOR – Mário Pinheiro
Coordenador dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Matemática da ESMAC.
Coordenador dos Cursos de MBA em Gestão Empresarial e Gestão Financeira