Fale Whatsapp

BIOMEDICINA

AUTORIZADO PELO MEC

Portaria N° 268 de 27/03/2015

TITULAÇÃO

Bacharel em Biomedicina

Mensalidade: 1.220,00

Desconto de 10% para pagamento até o dia 5 : 1.098,36

SOBRE O CURSO

BIOMEDICINA 

O Graduado em Biomedicina da Faculdade ESMAC identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las.  Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO:

  • Análises Bromatológicas 
  • Biologia Molecular
  • Análises Clínicas
  • Bioquímica
  • Análise Ambiental
  • Biofísica
  • Anatomia
  • Diagnóstico por Imagem

MATRIZ CURRICULAR

A formação do biomédico deve manter equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

1º Semestre
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Biologia Celular e Molecular 40 40 80
Introdução à Saúde e Biomedicina 80 80
Histologia e Embriologia Humana 60 20 80
Anatomia Humana 40 40 80
Cultura, Sociedade e Desenvolvimento 40 40
Vivências em Saúde I: Fundamentos da Assistência em Saúde 20 20 40
Subtotal 220 120 40 20 0 0 400
2º Semestre
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Química Aplicada 40 40 80
Fisiologia Humana 80 80
Bioestatística 80 80
Microbiologia Básica 60 20 80
Ética e Responsabilidade Socioambiental 40 40
Vivências em Saúde II Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica 20 20 40
Subtotal 260 80 40 20 0 0 400
3º Semestre
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Bioquímica 80 80
Patologia Geral 40 40 80
Saúde Coletiva e Epidemiologia 60 20 80
Metodologia Científica 40 40
Parasitologia 40 20 20 80
Vivências em Saúde III: Inovação e Tecnologia em Biomedicina 20 20 40
Subtotal 220 100 40 40 0 0 400
4º Semestre
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Imaginologia 40 40 80
Fisiopatologia 60 20 80
Imunologia Básica 80 80
Controle de Qualidade e Biossegurança 40 40 80
Empreendedorismo e Inovação nos Negócios 40 40
Vivências em Saúde IV: Gestão Laboratorial 20 20 40
Subtotal 220 120 40 20 0 0 400
5º Semestre
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Fundamentos de Farmacologia 80 80
Biomedicina Estética 40 20 20 80
Bioquímica Clínica 40 20 20 80
Análise Ambiental 20 20 40
Vivências em Saúde V: Biomedicina Estética 20 20 40
Subtotal 180 80 0 60 0 0 320
6º Semestre
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Hematologia Clínica e Banco de Sangue 40 20 20 80
Parasitologia Clínica 40 20 20 80
Imunologia Clínica 40 20 20 80
Projeto de Pesquisa em Biomedicina 40 40
Vivências em Saúde VI: Saúde Baseada em Evidências 20 20 40
Subtotal 160 80 0 80 0 0 320
7º Semestre
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Bromatologia E Análise De Alimentos 60 20 80
Toxicologia Geral E Clínica 40 20 20 80
Trabalho De Conclusão De Curso 80 80
Estágio Supervisionado I 220 220
Microbiologia Clínica 40 20 20 80
Subtotal 140 60 0 40 80 220 540
8º Semestre
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Eletiva 40 40
Citopatologia Clínica 40 20 20 80
Estágio Supervisionado II 500 500
Subtotal 80 20 0 20 0 500 620
Atividades Comp.
Componentes Curriculares CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 100 100 200
Subtotal 0 100 0 100 0 0 200
Eletivas
Eletivas CH
Direitos Humanos e Cidadania 40
Educação Ambiental 40
Educação e Cultura das Relações Étnico-raciais 40
Medicina Forense 40
Acupuntura 40
Bioterismo 40
Epidemiologia Clínica 40
Virologia Clínica 40
Bioderivados 40
Tecnologias e Cultura Digital 40
Libras 40
CARGA HORÁRIA
Disciplinas Presenciais Disciplinas a distância Extensão TCC Estágio TOTAL
Teórica Prática
Total Geral 1480 760 160 400 80 720 3600
41,1% 21,1% 4,5 % 11,1% 2,2% 20%

OBJETIVOS DO CURSO

A formação do biomédico deve manter o equilíbrio entre os aspectos teóricos e práticos da formação e assegurar a aquisição de habilidades e conhecimentos. As diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, são referências na definição dos conteúdos curriculares e foram perfeitamente contemplados na presente proposta pedagógica.

GERAL
O Curso de Graduação em Biomedicina da ESMAC tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que capacite o egresso para o exercício de suas atividades profissionais em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Pretende-se, no curso de Biomedicina, possibilitar a boa formação e capacitação de estudantes que, ao concluírem o curso estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, prestando importantes serviços à comunidade, não só dominando o conhecimento, mas como um profissional participativo nas decisões e no encaminhamento das soluções para os problemas referentes a sua área de atuação.

ESPECÍFICOS
    a) Assegurar a articulação entre o ensino, investigação científica e extensão, garantindo uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que leve à construção do perfil almejado;
    b) Desenvolver os conteúdos, as competências e habilidades fundamentais à formação profissional;
    c) Formar o Biomédico com conhecimento profundo da relação estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos da terapêutica, dos métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e daqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados;
    d) Formar um profissional com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico, atuando de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população;
    e) Formar o Biomédico apto a:
  • Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação;
  • Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial;
  • Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
  • Racionar dinâmica e rapidamente, de forma precisa na solução de problemas em sua área de atuação profissional;
  • Conduzir todas as suas atividades profissionais dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
  • Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre os conteúdos curriculares;
  • Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
  • Estimular as dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
  • Valorizar as dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e a prática profissional;
  • Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as Atividades Complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
  • Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.

PERFIL PROFISSIONAL

Em cumprimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Biomedicina, Resolução CES/CNE nº 2/2003, os conteúdos essenciais para a formação do biomédico devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional. O diplomado em Biomedicina pela ESMAC, também, apresentar-se-á no contexto socioprofissional com as competências legais, considerando a normatização do Conselho Federal de Biomedicina na Resolução Nº. 169, de 16 de janeiro de 2009.

O Biomédico formado pela ESMAC tem uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O profissional Biomédico deve conhecer profundamente a relação estrutura-função do organismo humano, os mecanismos causais das doenças, os princípios básicos da terapêutica, os métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e aqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, a produção de bioderivados.

Deve ser um profissional com visão integrada da área de conhecimento, motivado e capacitado para assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico; atuando de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.

Assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos durante o período de graduação profissional.

Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentada no contexto mundial.

Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.

Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas.

Conduzir todas as suas atividades profissionais de acordo com o mais alto rigor científico, ético e moral.

Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.

CORPO DOCENTE – Professores Titulares

  • Harley Farias Dolzane
    Harley Farias Dolzane Doutora em Letras
  • Ronaldo
    Ronaldo Especialista em Letras e Artes
  • Maria
    Maria Bacharel em Ciência da Computação
  • Nilton
    Nilton Doutor em Engenharia Civil

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar