Fale Whatsapp

ESTUDE NA ESMAC COM O FIES 2020

 em Graduacao, Noticias
Compartilhar

A Faculdade ESMAC já está recebendo candidatos ao FIES 2020 para tirar dúvidas sobre o Financiamento, e, sobre os procedimentos de inscrição para concorrer às vagas nos cursos garantidos da Instituição para os grupos de preferência disponibilizados no site Oficial do Novo FIES.O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

DATAS DO FIES 2020
INSCRIÇÕES: 5 A 12 DE FEVEREIRO DE 2020
  • RESULTADO: 26 DE FEVEREIRO
  • COMPLEMENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DA MODALIDADE FIES: 27 DE FEVEREIRO A 2 DE MARÇO
  • LISTA DE ESPERA: 28 DE FEVEREIRO A 31 DE MARÇO

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Para se inscrever para as modalidades Fies e P-Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos.

Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P-Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Lembramos que compete, exclusivamente, ao candidato certificar–se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer ao referido processo seletivo, observadas as vedações previstas no Edital SESu nº 72, de 20 de dezembro de 2019

Para se inscrever no processo seletivo do Fies e do P–Fies, acesse o Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, no endereço eletrônico: http://fies.mec.gov.br  e clique em “Minha Inscrição”, em seguida em “Primeiro Acesso”.

Feito isso, informe CPF e data de nascimento. Havendo registro de participação no ENEM e da nota mínima (450 pontos de média das notas nas provas e nota superior a 0 na redação), o sistema pedirá o cadastro de uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e–mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e–mail registrado um link para ativação. Caso não receba o link em sua caixa de entrada principal, é importante que verifique a caixa de spam do seu e–mail e no lixo eletrônico.

Após a ativação, retorne ao FiesSeleção, clique sobre a opção “Já sou cadastrado”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

Além dos dados pessoais, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Obs.: Na aba “Grupo Familiar”, o preenchimento do campo destinado ao CPF é obrigatório para membros com idade igual ou superior a 14 anos.

Ao realizar sua inscrição, fique atento aos campos de preenchimento obrigatório, bem como às mensagens de alerta emitidas pelo sistema na cor amarela, destinadas a auxiliá–lo e que não o impedirão de prosseguir com a inscrição. Caso insira informações não condizentes com os requisitos estabelecidos para concorrer ao processo seletivo do Fies, o sistema emitirá mensagens de restrição na cor vermelha.

Para concluir a inscrição, selecione um grupo de preferência e escolha até 3 opções de curso dentre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, de acordo com o seu perfil e interesse.

Fonte: MEC/2020

Texto: Lucy Silva

Imagem: Agência Norte Comunicação

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar