Fale Whatsapp

EQUIPES DE HANDEBOL DA ESMAC PARTICIPAM DA COPA TAILÂNDIA 2020

 em Esporte, Noticias
Compartilhar

Handebol, no Brasil, é um esporte que mesmo ignorado pela televisão aberta e longe da popularidade do vôlei e do basquete, é a segunda modalidade mais praticada nas escolas brasileiras, atrás somente do futsal.O handebol é um esporte bastante popular em países europeus. No Brasil, a modalidade começou a ganhar destaque com o título mundial feminino em 2013.

A ESMA, referência no esporte no Pará, incentiva e apoia o Handebol, participando em todas as competições disponíveis na modalidade, como: campeonatos estaduais, copas nos interiores e campeonatos nacionais.Os times de Handebol da ESMAC nas categorias cadete, juvenil, júnior e adulto estão confirmados na Copa Tailândia de Handebol, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro, na cidade de Tailândia, município do nordeste paraense, a 254km de Ananindeua. O Evento acontece no Ginásio de Esportes Werner Kronbauer.

Nesta competição, a ESMAC estará com quatro equipes: duas no masculino e duas no feminino.A Copa Regional de Handebol atrai cidades de todo o Estado, movimentando o cenário da modalidade e mobilizando mais de 200 atletas paraenses. A ESMAC já saiu campeã neste campeonato, e, pretende trazer mais um título este ano para casa.

A  atleta Talita Vilhena (19) diz “o desejo é que o Handebol tenha mais visibilidade, pois, são muitos atletas envolvidos com o esporte, proporcionando um direcionamento de nossas vidas para caminhos melhores. Para as competições que estão vindo, nós trabalhamos muito para fazer muito bem em quadra, e trazer os melhores resultados”.Os treinos das equipes de Handebol da ESMAC,  são realizados na Escola Madre Celeste Icoaraci, 3 vezes por semana, a equipe é liderada pela Professora Silvani Bentes, e, composta por dois técnicos e dois auxiliares, desde 2018.

A Professora Silvani fala emocionada “Eu comecei essa trajetória como jogadora, estudei na Faculdade ESMAC e agora assumi esse desafio de levar adiante este esporte. Nós agregamos e oportunizamos atletas de diversos municípios do interior, e, nos tornamos uma potência através do Futsal. Buscamos hoje, nos tornar referência também no Handebol”. Complementando a fala, a Auxiliar esportiva dos times, Silvilene Bentes “nossa família toda é engajada no esporte, levando o nome da Instituição para diversos Estados Brasileiros. Então, sou muito grata por ter tido as oportunidades que o esporte me proporcionou, faço parte da comissão técnica com muito gosto! Então, vamos em busca dos títulos regionais, estaduais e com certeza nacionais” finalizou.

CURIOSIDADES SOBRE O HANDEBOL

  • A prática desportiva que conhecemos como handebol é uma das mais desempenhadas em todo o mundo. Esse esporte é muito parecido com o futebol quanto aos objetivos, mas com a grande diferença de que é jogado com as mãos e tem regras próprias.
  • Nos campeonatos mundiais a Rússia é maior campeã entre as mulheres, com quatro conquistas, e a França entre os homens, com seis. O primeiro lugar do pódio se repete quando falamos dos países com maior número de ouros na modalidade.
  • Por fim, outro fato que chama a atenção é a história do jogador Talant Dujshebaev. Ele ganhou medalhas olímpicas no handebol por dois países diferentes. Em 1992, ganhou ouro jogando pela Comunidade dos Estados Independentes e, em 1996 e 2000 foi bronze pela Espanha, depois de ter se naturalizado.

Texto: Lucy Silva

Imagens: Arquivos redes sociais do Handebol ESMAC/ Pedro Lobato

Fotografia: Anderson Guimarães/ Lucy Silva

CIDEC do Grupo de Ensino Madre Celeste

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar