Fale Whatsapp

DIA DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO EM QUARENTENA

 em Aprender In Foco, Noticias
Compartilhar

“”… Ser Professor nunca foi uma tarefa fácil e no ano de 2020 os desafios aumentaram, multiplicando os obstáculos. No entanto, foi no momento de maior adversidade que nós Professores nos superamos, e, mostramos que é possível se reinventar, que mesmo de longe podemos compartilhar saberes, e, caminhar de mãos dadas. Humanize a cada dia sua profissão, veja o outro com o olhar de bondade, fazendo com que eles possam acreditar que sempre é possível chegar mais longe. Plante sonhos e colha esperança…” disse a Professora Especialista, Ângela Conceição dos Anjos Pena, nesta quinta-feira 15 de outubro, dia em que se comemora o dia do Professor.

Arquivo Pessoal da Professora Ângela, antes do período da quarentena.

A Professora Ângela, no alto dos seus 62 anos, já atuando há 35, saiu da sala de aula para as telas, nestes 7 meses enfrentou os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. Essa não foi uma dificuldade encontrada somente pela Professora Ângela, mas, por toda uma comunidade de educadores no Mundo.

Arquivo Pessoal da Professora Ângela em sala de aula virtual.

A Faculdade ESMAC, totalmente presencial, mudou sua rotina para proteger a comunidade acadêmica. Com as atividades acadêmicas presenciais suspensas desde o dia 17 de março de 2020, no sentido de resguardar a saúde de seu corpo discente e docente, os acadêmicos voltaram as aulas por meios digitais em 22 de março, enquanto isso,  o corpo docente trabalhou intensamente de maneira remota, no planejamento e a adaptação das aulas presenciais para a plataforma online,  desenvolvendo e entregando o ensino com a mesma qualidade ofertada no presencial. Faculdades por todo o Mundo aderiram as aulas online durante os desdobramentos da pandemia.

O Professor Especialista Renato Cortez, docente há mais de 15 anos fala sobre a maior dificuldade que enfrentou neste período ” Buscar em um curto espaço de tempo ajustes para espaços, que, não estavam preparados para as aulas. Mas tanto o escritório em casa como meu escritório na empresa, ajustei o mais rápido possível”. O Professor Renato, foi um dos que buscou se aprimorar às novas ferramentas de trabalho, para o atendimento de seus alunos de forma remota “Aproveitando o período de isolamento fiz diversos cursos para poder entender melhor o que estava acontecendo, e, o que iria acontecer, até mesmo das tecnologias disponíveis e como entender o ensino e as mudanças que estão acontecendo. Destaco sem dúvida alguma, cursos como: Organizar programas educativos híbridos”, afirmando da necessidade de investir na sua excelência.

Arquivo pessoal do Professor Renato, em sala de aula virtual

Como mensagem de apoio a todos os Profissionais da Educação, o Professor Renato Cortez, deixa a seguinte mensagem ” O contato humano da convivência é fundamental, mas fundamental mesmo é termos saúde, sabendo respeitar o próximo. Por isso, desde o início como até agora, multiplico os desejos de que todos fiquemos bem, e, pelos muitos que perdemos, saibamos aprender com mais estas lições”.

Retorno presencial gradativo

A Faculdade ESMAC considerando o decreto Estadual de nº 800, de 31 de Maio de 2020, publicado na edição extra do Diário Oficial nº 34.327 de 27 de Agosto de 2020, que dispõe sobre a retomada econômica e social de forma segura e efetiva em Ananindeua, recebe os alunos no próximo dia 19 de outubro, de acordo com as orientações previstas no decreto, sendo que, as aulas remotas para todos os cursos continuam pela Plataforma Google For Education.

Para este retorno, a ESMAC investiu no reforço das medidas de segurança, em atendimento aos protocolos de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sim, a ESMAC não é mais a mesma. O mundo não é mais o mesmo. E por aqui, somos só gratidão aos professores e professoras que muito nos ensinam e nos inspiram! Feliz dia Professor!

Texto: Lucy Silva

Imagem: Pedro Lobato

CIDEC do Grupo de Ensino Madre Celeste

 

 

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar