Fale Whatsapp

Coordenador do observatório ANÁNKÊ da ESMAC defendeu três trabalhos de âmbito Internacional no 2º CISD em Salvador

 em Direito, Noticias
Compartilhar

   Nos dias 06 a 09 de novembro na cidade de Salvador na Bahia aconteceu o 2º Congresso Internacional de Segurança e Defesa. O evento abordou em conjunto com a sociedade as ferramentas mais seguras para promover segurança pública e defesa perante as fronteiras internacionais.

O coordenador do observatório ANÁNKÊ da ESMAC e professor do curso de direito, Roberto Magno Reis Netto, em parceria com outros nove pesquisadores (dentre eles, o também professor do curso de direito e enfermagem e coordenador do ANÁNKÊ, professor Wando Dias Miranda), apresentaram uma série de trabalhos com temas na área da “biopolítica das sanções aplicadas pelas facções criminosas no Brasil”, o “Índice de criminalidade aplicado aos municípios do Pará” e uma “Análise dos homicídios havidos contra adolescentes em Belém nos últimos anos e sua distribuição territorial”. Os trabalhos são de âmbito internacional a serem respectivamente publicados em livro.

Os trabalhos trataram de questões como: “as sanções aplicadas pelas facções criminosas no cárcere e suas consequências para dominação”, “características socioterritoriais das mortes de adolescentes na última década, na capital” e a aplicação de um “índice criminal para compreensão territorial dos crimes violentos no Estado do Pará”.

Itamar Rogério Pereira Gaudêncio, que também é coordenador do observatório ANÁNKÊ e professor do curso de direito na ESMAC, defendeu trabalho acerca da visão histórica do esporte como elemento importante ao combate à violência, junto com pesquisadores de diferentes instituições parceiras.

Todos os trabalhos tiveram composição de várias bandeiras: CCA e FORÇA AÉREA BRASILEIRA, ANÁNKÊ/ESMAC, LABGEOVCRIM/UEPA, PPGSP/UFPA, SECRETARIA DE INTELIGENCIA E ANALISE CRIMINAL DO ESTADO DO PARÁ, SUSIPE e OBED/UFPA. Figuraram como coautores e parceiros: Prof.ª. Ten. Samara Viana (FAB, CCA e PPGSP), Prof.ª Clarina Cavalcante (SUSIPE e convidada do ANÁNKÊ), Prof. Clay Chagas (vice reitor da UEPA e  coordenador do LABGEOVCRIM), Prof. Edson Ramos (coordenador do PPGSP/UFPA), Cel. Hugo Regateiro e Ten. Cel Wendel, Prof.ª Cristiane Souza e prof a. Cristyane Santos (estes secretários e servidores da SIAC).

Texto: Rita Martins

Foto: Divulgação

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar