Fale Whatsapp

COMO MANTER A PRODUTIVIDADE NO HOME OFFICE?

 em ESMAC In Dica, Noticias
Compartilhar

Para que a pandemia do Covid-19 não faça mais vítimas pelo mundo afora, algumas medidas preventivas vêm sendo adotadas. Apesar de parecerem simples, elas vão fazer toda diferença para deter o vírus, de modo que o sistema de saúde dê conta das ocorrências que forem surgindo e não entre em colapso.Dentre as medidas estão: lavar bem as mãos, cobrir a boca ao espirrar, evitar aglomerações e também é fortemente recomendado o isolamento voluntário. Com isso, muitas pessoas que têm a possibilidade de trabalhar de casa, estão optando por trabalhar home office.Para quem pode, deixar de trabalhar fora, o trabalho remoto é uma medida que contribui para evitar a disseminação do  coronavírus. Assim como trabalhar dentro de uma empresa, trabalhar em casa demanda organização, otimização de rotinas, postura e um comportamento para que as tarefas sejam entregues dentro do período estipulado sem causar impacto na empresa.A Mestra em Planejamento, Especialista em Gestão Florestal, Pós-graduanda em Tecnologia para Negócios, Economista e Engenheira Florestal – a Professora em cursos de graduação e pós – graduação da Esmac, Renata Novaes, orienta sobre o tão falado Home Office como solução de trabalho remoto em tempos de coronavírus “No contexto da pandemia de Covid-19, em que a sociedade se une em um movimento de isolamento voluntário, muitas empresas estão aderindo ao home office. Entretanto, a principal dificuldade é que na maioria dos casos não houve tempo hábil para o treinamento da equipe. Home office é muito mais do que usar a internet para trabalhar em casa. Tudo vai partir do planejamento. Para o trabalho ser produtivo é preciso estabelecer um cronograma de atividades a serem executadas ao longo do dia (organização é tudo). Cumpra sua jornada de trabalho e respeite os intervalos. Destine um espaço da sua casa para o trabalho. O mais importante, use a tecnologia ao seu favor. Não esqueça de lavar as mãos e higienizar os aparelhos eletrônicos teclados, celulares ou tablets”.

  • Defina um local: É fundamental que você tenha um espaço de trabalho: um escritório, uma escrivaninha. Caso não disponha disso, que seja na mesa da cozinha, mas apoie o computador numa mesa e tenha uma cadeira confortável. Além disso, é importante uma iluminação adequada.
  • Assegure-se que tudo está funcionando: Antes de começar a trabalhar confira se o notebook está funcionado, a internet, a impressora. Se houver algum problema, diferente do que acontece na empresa, você não terá o “moço da Tecnologia da Informação” para resolver os problemas de informática.
  • Tudo organizado: Organização é vital não só em casa, mas no ambiente de trabalho. Difícil se concentrar num local sujo, cheio de tralhas e papelada, não é mesmo? Antes de começar, procure deixar tudo organizado para ter um local de trabalho agradável que vai te estimular a produzir mais.

  • Estipule horários: Como se fosse trabalhar fora, levante sempre no mesmo horário, faça sua higiene, tome seu café da manhã e fique disponível online no horário de início do seu trabalho.
  • Faça seu horário de almoço: Assim como na empresa, em casa você também deve ter um horário de almoço. Nada de comer sobre a mesa de trabalho. Aproveite este horário para fazer uma refeição saudável, espairecer e voltar para seguir revigorado o restante de sua jornada. Lembre-se sempre de avisar, quem está trabalhando contigo, que naquele horário você não estará disponível.
  • Trabalhe com música: Caso você decida trabalhar com música, além da precaução com gênero, é importante também tomar cuidado com o volume, para não prejudicar sua audição, o que pode interferir em sua percepção do ambiente e fazer com que você não receba alertas importantes.
  • Faça pausas: Durante o horário de trabalho, procure a cada 50 minutos, fazer pausas de 10 minutos. Aproveite para beber água, e se mantenha bem hidratado. Isso vai ajudar no seu desempenho e a tomar decisões com mais clareza.

  • Olha a postura: Se tiver uma cadeira ergonômica em casa, melhor. Mas caso não tenha, procure ao menos uma cadeira confortável e deixe-a numa altura de modo que seus braços fiquem apoiados a 45 graus sobre a mesa. Nem pense, em trabalhar no sofá ou na cadeira de praia. Depois de 8h de trabalho sua coluna estará em frangalhos e você sentirá fortes dores no dia seguinte.
  • Avise sua família: Para quem nunca fez home office é comum que os familiares achem que como você está em casa, pode ir ao mercado, cuidar do cachorro, trocar o bebê, atender a campainha, receber o homem da manutenção e por aí vai numa infinidade de atividades domésticas que uma casa demanda. Mas deixe claro que você está em horário de trabalho.  Assim como se estivesse “trabalhando fora” não poderia atender essas demandas, estando em casa você também não pode. Algumas pessoas chegam a colocar um aviso na porta de “não perturbe”.

Ferramentas

  • Tudo na Nuvem: É comum as empresas salvarem seus arquivos na nuvem. As mais conhecidas são Google Drive, Dropbox, OneDrive, Mega. Elas costumam ter uma capacidade de armazenamento menor quando gratuitas e maior quando pagas. No Google Drive por exemplo você consegue montar uma apresentação em ppt em tempo real junto com outra pessoa, o que facilita muito o trabalho.
  • Videoconferência: Cada vez mais comuns as videoconferências vieram para encurtar distâncias e otimizar nosso tempo. Usando essa ferramenta você ganha facilmente este tempo e pode se conectar com pessoas do mundo todo.

Texto: Lucy Silva

Imagem: ASCOM ESMAC

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar