Fale Whatsapp

NUTRIÇÃO E CÂNCER

 em Esporte, Eventos, Noticias, Vestibular
Compartilhar

O Curso de Nutrição da Faculdade ESMAC e a Escola Madre Celeste unidade Cidade Nova promoveram ação alusiva ao Outubro Rosa em parceria, na manhã desta quarta – feira (27) na Cozinha Show Paulo Martins para a Comunidade estudantil do Grupo de Ensino Madre Celeste.A ação foi coordenada pelo Professor Claudio Gibson que abordou a importância da boa alimentação no controle e tratamento de cânceres, entre eles o de mama que é o mote da campanha do mês e está entre as neoplasias que mais matam.

A má alimentação é considerada fator de risco para o desenvolvimento de câncer. Por isso, os alunos quarto e sexto semestres de nutrição, se engajaram na atividade recepcionando, monitorando e orientando as mulheres que participaram da ação.Participaram da ação mães de alunos Madre Celeste, colaboradoras do Grupo de Ensino Madre Celeste, e, público externo ao Grupo. Depois de feita a avaliação nutricional e recebidas as orientações, as mulheres foram presentadas com um saboroso e saudável café da manhã.

Este evento trouxe principalmente para o público feminino, informações sobre os agentes ligados ao aparecimento deste tipo de neoplasia, destacando os alimentos carcinogênicos e informações sobre o teste para o diagnóstico precoce do câncer de mama.A participante Rita Costa (49) que é paciente oncológica em remissão, fez um depoimento sobre  sua experiência com o diagnóstico recebido no ano de 2016. Rita já passou por longo processo de Quimioterapia e Radioterapia, foi submetida a  4 cirurgias e teve a retirada das 2 mamas, passando também pela fase de reconstrução “Hoje sou uma paciente em remissão e falta um ano pra terminar meu tratamento. Procuro ter qualidade de vida me alimentando saudável e praticando atividades físicas”. Foi um importante relato de alerta para todas as demais mulheres que participaram da ação.Rita presenteou o Professor Claudio Gibson com um brinde produzido por ela mesma, que são as “Pílulas de Prevenção”.

O câncer e seus tratamentos podem afetar o paladar, o olfato, o apetite e a capacidade do paciente de se alimentar ou absorver os nutrientes dos alimentos. Isso pode, consequentemente,  causar desnutrição, que é provocada pela falta dos nutrientes essenciais.

A desnutrição pode fazer com que o paciente se sinta fraco, cansado e se torne incapaz de combater as infecções e, em alguns casos, de realizar e concluir o tratamento do câncer. Sabe-se que a desnutrição pode contribuir com a progessão da doença.Se você não souber como manter uma dieta equilibrada, talvez uma boa idéia seja procurar um profissional para orientá-lo. O nutricionista faz parte da equipe multidisciplinar que atua no tratamento do paciente com câncer.

Texto e fotografia: Lucy Silva
CIDEC do Grupo de Ensino Madre Celeste

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar