Avaliar para transformar – Saiba mais sobre a Comissão Própria de Avaliação CPA
A Faculdade ESMAC mobiliza toda a comunidade acadêmica para avaliar seu desempenho, e, convida a todos para contribuir com a pesquisa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
O que é o SINAES
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.
Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.
O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A integração dos instrumentos permite que sejam atribuídos alguns conceitos, ordenados numa escala com cinco níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. O Ministério da Educação torna público e disponível o resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos.
A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC e IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).(INEP/2015)
Conheça os representantes da ESMAC, Comissão eleita para o período de 2020 – 2022.
PRESIDENTE: Natalia do Espirito Santo Evangelista da Silva
VICE-PRESIDENTE: Karla Fabiane Lopes de Melo
REPRESENTANTES DOCENTES: Silvana de Fátima Oliveira de Almeida (Bacharelado)/ Rui Jorge Moraes Marins Junior (Licenciatura)
REPRESENTANTES DISCENTES: Maria Clara Valente de Freiras (Bacharelado)/Maria Vitoria Cardoso Moreira (Licenciatura)
REPRESENTANTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO: Mariana Araújo / Érita Silva
REPRESENTANTES DA COMUNIDADE EXTERNA: Janete Monteiro Cardoso / Terezinha Barros
O QUE DEVE MELHORAR NA ESMAC?
Para sabermos o que melhorar, é necessário realizar a auto avaliação institucional por
meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem como objetivo promover a
melhoria da qualidade do ensino superior.
COMO FUNCIONA?
A comunidade acadêmica e do entorno (comunidade) participam da pesquisa por meio
de questionários disponibilizados pelo site e redes sociais da ESMAC e dos cursos de
graduação. Em virtude da pandemia, a CPA 2020 será realizada por meio formulários
online.
QUEM PARTICIPA?
Estudantes, técnico administrativo, professores, egressos e comunidade externa.
EIXOS AVALIADOS
EIXO 1: Planejamento e avaliação institucional
EIXO 2: Desenvolvimento institucional
EIXO 3: Políticas Acadêmicas
EIXO 4: Politicas de gestão
EIXO 5: Infraestrutura Física.
Para participar da Pesquisa, acesse aos links abaixo e registre no eixo ao qual você se enquadra. Discentes, atentem ao curso e turmas aos quais você faz parte.
LINK DOS FORMULÁRIOS
- Formulário Corpo Técnico Administrativo: https://forms.gle/iN6npQWwGqRQqAFK7
- Formulário Comunidade Externa: https://forms.gle/bsV6eqegJmF8yS2X9
- Formulário Egressos: https://forms.gle/RSUQpjyoEAkVQvg56
- Formulário Corpo docente: https://forms.gle/KhEywRnvb4R2vA6DA
- FORMULÁRIOS PARA DISCENTES:
HISTÓRIA – DISCENTES
HI4N1: https://forms.gle/XVkwgvETGkuaUe6Q6
HI6N1: https://forms.gle/XqWYaZc1CGoF81Lw5
PEDAGOGIA – DISCENTES
PE4N1: https://forms.gle/qR2yo9HWzgVd6QoS6
PE6N1: https://forms.gle/BqPPbZMEmjWQmhW79
PE8N1: https://forms.gle/EttTcCTMUyhtByGLA
LETRAS – DISCENTES
LI4N1: https://forms.gle/PSYS6wtHZ3fSNTQZ6
LI6N1: https://forms.gle/rY6HFNeC2KGJtf8N8
MATEMÁTICA – DISCENTES
MAT5N1: https://forms.gle/J3CZ9YN5huYWbNvj8
EDUCAÇÃO FÍSICA – DISCENTES
EF1N1: https://forms.gle/7myvvNPY4zg4LyMh9
EF2N1: https://forms.gle/cE1XR3mpBPQNqyGN7
EF4N1: https://forms.gle/GUKEBtjWncSMyzME7
EF6N1: https://forms.gle/co7uqYfqZgdwPUB16
ADMINISTRAÇÃO – DISCENTES
ADM2N1: https://forms.gle/x9GqTQmzHrX5yGB4A
ADM4N1: https://forms.gle/nV4MezXDtBDaLN8i7
ADM6N1: https://forms.gle/vCnu1iNmS5jGrMTW7
ADM8N1: https://forms.gle/Tox8ejxQ1nXjGN3r7
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DISCENTES
CC2N1: https://forms.gle/4mpLbHnB6FggJdYE7
CC4N1: https://forms.gle/Nhfdc64ptLDJVSDQA
CC6N1: https://forms.gle/3tvuPv5Cjor6NizPA
CC8N1: https://forms.gle/dHDBL57K6gPSj8Fs6
BIOMEDICINA – DISCENTES
BIO2N1: https://forms.gle/UXSVheuqjNMaL5nK8
BIO4N1: https://forms.gle/sn5sdrZB6kjmdUzE8
BIO6N1: https://forms.gle/fTwWpNtw7nCzma1f7
BIO8N1: https://forms.gle/1xZSic5CBV7cF4en7
FARMÁCIA – DISCENTES
FARM2N1: https://forms.gle/5Ca4D9gUQaT1cmrA9
FARM4N1: https://forms.gle/ETAbj6gMNcD5b16w9
FARM6N1: https://forms.gle/rVPMLPJHKYxk84sa9
GASTRONOMIA – DISCENTES
GAS2N1: https://forms.gle/nmKgP4WWPHd6JBzh9
NUTRIÇÃO – DISCENTES
NUT2N1: https://forms.gle/iuvTA4SNa8zbi2RWA
NUT4N1: https://forms.gle/dkQbuxf7KgSRtzzP9
NUT6N1: https://forms.gle/aDS6hQdzjEZnhCgZ7
NUT8N1: https://forms.gle/qPBE37jeyskYsfhh9
ENFERMAGEM – DISCENTES
EN9T1: https://forms.gle/Fr5iju6fN6YAkodW7
EN4N1: https://forms.gle/jUbHkVtGg4WMtbKRA
EN6N1: https://forms.gle/ANRzxrvyZDBWWYpF7
EN8N1: https://forms.gle/Q6mE3PKJBtWuJzPL7
EN9T1: https://forms.gle/A9Yo9nutwVXGmQTH9
EN10N1: https://forms.gle/CGkmX1aCxvhMH47L9
DIREITO – DISCENTES
DIR2N1: https://forms.gle/yXrv6rSWWKAMzgwx5
DIR2T1: https://forms.gle/We7zFe4kXgrMGj577
DIR4N1: https://forms.gle/TBRDWhfJ5fq8S5Br5
DIR4T1: https://forms.gle/Li4PWw7uGJwRqSFJA
DIR5N1: https://forms.gle/LsKwvo4kX9qF2ZJp7
DIR6N1: https://forms.gle/fMfnginiRXFA21EHA
DIR6N2: https://forms.gle/M6L6otCGjWWBRqcH6
DIR6T1: https://forms.gle/QquN477t3fR1orgw6
DIR6T2: https://forms.gle/ftps9Vvwsxvf5zTm7
DIR8N1: https://forms.gle/JUw1yED3NytJTPM47
DIR8N2: https://forms.gle/vKwn6ezjEUqqBxtw6
DIR8T1: https://forms.gle/TCR9kj17a1J21t5s7
DIR8T2: https://forms.gle/ccMfvbV8awCAPFU27
DIR9T1: https://forms.gle/GqTw1KMmQgLNAUJ87
DIR10N1: https://forms.gle/jYqdNUMpT8x7g1PS8
DIR10N2: https://forms.gle/YyWT5vPDFmieXmBh8
DIR10T1: https://forms.gle/ZtdmMZes7nidRB749
DIR10T2: https://forms.gle/SZUFo74bMHjmzAXV9