Fale Whatsapp

Alunos do curso de Licenciatura em Matemática comemoram Publicação de 2 Artigos em Revista.

 em Noticias
Compartilhar

Alunos do curso de Matemática da Faculdade ESMAC vibraram ao receber o Vol.05 da Revista Revise publicada em Novembro de 2019. Tamanha alegria se deve ao fato de que, a turma esteve com dois artigos publicados nessa edição da Revise.

O caminho para se chegar às publicações aconteceu sob orientação e supervisão da Professora e Mestre Elaine Gaspar. Partindo da realização de pesquisas bibliográficas sobre a importância do lúdico no ensino e aprendizagem de matemática, foi desenvolvida a metodologia. A aplicação da teoria científica, aconteceu em Ananindeua durante o Evento “Dia D da Responsabilidade Social de 2019”, com crianças e voluntários que prestigiavam o evento. Surgindo assim, a base para a escrita dos artigos respectivamente, JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DESSE RECURSO PARA O ENSINO FUNCAMENTAL, e, o A LUDICIDADE DOS JOGOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.

DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Durante o segundo semestre de 2019, no decorrer da disciplina acadêmica “Teoria dos Números e Álgebra”, a Docente estimulou alunos do primeiro e 4° semestres do Curso de Licenciatura em Matemática para o desenvolvimento do trabalho. Esse incentivo veio da prática em sala de aula na confecção de jogos pedagógicos de matemática com materiais recicláveis, com ênfase na sustentabilidade.
Os estudantes da ESMAC foram divididos em duas equipes, onde cada equipe confeccionou 3 jogos envolvendo as quatro operações fundamentais. As equipes adquiriam conhecimento e condições para aplicá-los, no dia a dia da escola futuramente licenciados, onde irão atuar.
Uma das equipes confeccionou jogos voltados para a inclusão, no atendimento as necessidades especiais, com o propósito de que, a criança com deficiência deixe de ser “segregada” e sua acolhida possa contribuir muito para a construção de uma visão inclusiva.

RELEVÂNCIA
“O assunto é de extrema relevância haja vista a dificuldade que o aluno encontra em aprender matemática. O jogo entra como uma metodologia, motivadora e interessante. Usar material reciclável é outro ponto que vale ressaltar, visando a sustentabilidade, a redução de lixo de urgência para a manutenção do nosso planeta” comenta a autêntica e dedicada Professora Elaine Gaspar.
Já a acadêmica Thylianne Alves, afirma “é muito importante ter um artigo publicado, mas, principalmente entender o quanto podemos facilitar a aprendizagem do aluno de forma fácil, transformando a disciplina para este aluno mais atraente”. Já o estudante Lucas Ferreira dos Santos, que, também participou de um dos Artigos “Foi muito gratificante a fabricação dos jogos, pois, nosso intuito foi incluir pessoas com as necessidades especiais, afinal vivemos em um País que não oferta tantos métodos para essa inclusão. Despertar em nós acadêmicos o pensamento na inclusão, é garantia que iremos ofertar uma educação melhor no Brasil”.

A Professora Mestre Elaine Gaspar de Souza Rios da Silva, é, Licenciada em Matemática e Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).

REVISTA REVISE
A revista interdisciplinar REVISE é um periódico que surgiu em 2014 com a proposição de comunicar resultados de ensino, pesquisa, e, os relatos das experiências de Projetos Extensionistas da Faculdade ESMAC.
A partir da aplicação de Projetos, além dos artigos publicados, incentiva os alunos da Faculdade a atuar no cenário das transformações sociais para melhoria de vida da Comunidade.

SOBRE O CURSO DE MATEMÁTICA
O Curso de Licenciatura em Matemática da Escola Superior Madre Celeste constitui lugar dedicado a promover o avanço do ser, do saber ser e do saber fazer. Objetiva, a formação de educadores capazes de contribuir efetivamente para o ensino da Matemática, de forma crítica e responsável, permitindo uma educação participativa, inclusiva e cidadã promovendo o desenvolvimento social, econômico e ambiental, contribuindo com a região amazônica e em especial do Município de Ananindeua, na qual se encontra inserida a ESMAC.
A ESMAC está com inscrições abertas para o vestibular agendado para 13 Cursos, com provas todas as terças e quintas – feiras, nos horários de 16h às 18h ou de 19h às 20h. O Curso de Matemática é um deles. Faça já a sua inscrição!
Texto e fotografia: Lucy Silva

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar