ALUNOS DA ESMAC APRECIAM EXPOSIÇÃO GESSOS DA GIPSOTECA DELL’ISTITUTO STATALE D’ARTE DE FLORENÇA
Alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras da ESMAC apreciaram a Exposição “A Beleza na Escultura de Michelangelo – Uma viagem no tempo pela História da Arte”, na noite dessa quinta – feira (02), que está acontecendo em um Shopping de Belém até o próximo dia 26 de setembro.
A Professora Me Marina Mota, trabalhou aula extensiva com a disciplina Arte na Educação: Práticas contemporâneas com os alunos do 6º semestre. O objetivo geral foi fazer uma parte da triangulação que é proposta por Ana Mae Barbosa – Arte Educadora e a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas – sua proposição entrou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.A Escola Superior Madre Celeste – ESMAC, é a primeira Faculdade do Município de Ananindeua, e, traz em sua bagagem mais de uma década na entrega de profissionais de destaque nos cursos de graduação. A ESMAC proporciona vivências acadêmicas aos universitários, estimulando o aluno a expansão de seu repertório sociocultural.
Belém é a primeira cidade da Região Norte a receber a Exposição “A Beleza na Escultura de Michelangelo”, uma oportunidade única para os amantes da arte. Réplicas esculpidas em gesso, produzidas pela Gipsoteca dell’Istituto d’Arte di Firenze – de Florença/Itália, feitas a partir de moldes perfeitos das obras originais.
Traz, também, cubos iluminados com várias obras do escultor e gigantografias – fotos em alta definição produzidas pelo fotógrafo italiano Aurelio Amendola.
Sobre Michelangelo
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, na província de Arezzo, próximo a Florença na Itália, em 6 de março de 1475. Já na adolescência, começou a demonstrar habilidades artísticas, embora sem apoio dos pais que não queriam que ele seguisse essa profissão. Em 1492, foi convidado a estudar na Academia dos Jardins dos Medici. Após três anos de estudos, concluiu o primeiro trabalho: “Madona da Escada”. No mesmo ano, produziu outras esculturas, como a “Batalha dos Centauros”, “Hércules” e o “Crucifixo”. Já em Bolonha, em 1494, o escultor concluiu mais quatro obras: “Arca de São Domingos”, “Angelo Reggicero”, “São Procolo” e “São Petrônio”.A partir daí, não parou mais de produzir. Dois de seus trabalhos iniciais mais significativos foram as estátuas de “Pietà” (1499), que esculpiu com apenas 23 anos, e “David” (1501 – 1504), ambas reconhecidas por sua técnica artística. A pedido do Papa Júlio II, pintou a Abóbada da Capela Sistina, mesmo com resistência, por não se considerar um pintor, trabalho concluído em quatro anos. Também na Capela Sistina, pintou uma de suas obras mais relevantes: O Juízo Final, que causou questionamentos por apresentar apenas homens nus, o que levou o padre Paulo IV a contratar outro artista para disfarçar a nudez mais explícita. Michelangelo faleceu em Roma na Itália, em 18 de fevereiro de 1564, deixando um enorme legado artístico e histórico para a humanidade. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.
Serviço:
Exposição “ A Beleza na Escultura de Michelangelo”
De 26/08 a 26/09/2021
De segunda a sábado, de 10h às 22h
Domingos, de 12h às 22h
Shopping Castanheira – Br 316, Km 01.