Fale Whatsapp

ALUNOS DA ESMAC APRECIAM EXPOSIÇÃO GESSOS DA GIPSOTECA DELL’ISTITUTO STATALE D’ARTE DE FLORENÇA

 em Aprender In Foco, ESMAC In Dica, Noticias, Projetos Sociais, Vestibular
Compartilhar

Alunos dos cursos de Pedagogia e de Letras da ESMAC apreciaram a Exposição “A Beleza na Escultura de Michelangelo – Uma viagem no tempo pela História da Arte”, na noite dessa quinta – feira (02), que está acontecendo em um Shopping de Belém até o próximo dia 26 de setembro.

A Professora Me Marina Mota, trabalhou aula extensiva com a disciplina Arte na Educação: Práticas contemporâneas com os alunos do 6º semestre. O objetivo geral foi fazer uma parte da triangulação que é proposta por Ana Mae Barbosa – Arte Educadora e a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas – sua proposição entrou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.A Escola Superior Madre Celeste – ESMAC, é a primeira Faculdade do Município de Ananindeua, e, traz em sua bagagem mais de uma década na entrega de profissionais de destaque nos cursos de graduação. A ESMAC proporciona vivências acadêmicas aos universitários, estimulando o aluno a expansão de seu repertório sociocultural.Belém é a primeira cidade da Região Norte a receber a Exposição “A Beleza na Escultura de Michelangelo”, uma oportunidade única para os amantes da arte. Réplicas esculpidas em gesso, produzidas pela Gipsoteca dell’Istituto d’Arte di Firenze – de Florença/Itália, feitas a partir de moldes perfeitos das obras originais.

Traz, também, cubos iluminados com várias obras do escultor e gigantografias – fotos em alta definição produzidas pelo fotógrafo italiano Aurelio Amendola.

Sobre Michelangelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, na província de Arezzo, próximo a Florença na Itália, em 6 de março de 1475. Já na adolescência, começou a demonstrar habilidades artísticas, embora sem apoio dos pais que não queriam que ele seguisse essa profissão. Em 1492, foi convidado a estudar na Academia dos Jardins dos Medici. Após três anos de estudos, concluiu o primeiro trabalho: “Madona da Escada”. No mesmo ano, produziu outras esculturas, como a “Batalha dos Centauros”, “Hércules” e o “Crucifixo”. Já em Bolonha, em 1494, o escultor concluiu mais quatro obras: “Arca de São Domingos”, “Angelo Reggicero”, “São Procolo” e “São Petrônio”.A partir daí, não parou mais de produzir. Dois de seus trabalhos iniciais mais significativos foram as estátuas de “Pietà” (1499), que esculpiu com apenas 23 anos, e “David” (1501 – 1504), ambas reconhecidas por sua técnica artística. A pedido do Papa Júlio II, pintou a Abóbada da Capela Sistina, mesmo com resistência, por não se considerar um pintor, trabalho concluído em quatro anos. Também na Capela Sistina, pintou uma de suas obras mais relevantes: O Juízo Final, que causou questionamentos por apresentar apenas homens nus, o que levou o padre Paulo IV a contratar outro artista para disfarçar a nudez mais explícita. Michelangelo faleceu em Roma na Itália, em 18 de fevereiro de 1564, deixando um enorme legado artístico e histórico para a humanidade. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.

Serviço:

Exposição “ A Beleza na Escultura de Michelangelo”

De 26/08 a 26/09/2021

De segunda a sábado, de 10h às 22h

Domingos, de 12h às 22h

Shopping Castanheira – Br 316, Km 01.

Texto e fotografia: Lucy Silva
CIDEC do Grupo de Ensino Madre Celeste

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar