Fale Whatsapp

A ESMAC MUDOU SUA ROTINA PARA PROTEGER A COMUNIDADE ACADÊMICA

 em Noticias
Compartilhar

A Faculdade ESMAC, totalmente presencial, mudou sua rotina para proteger a comunidade acadêmica.

Com as atividades acadêmicas presenciais suspensas desde o dia 17 de março, no sentido de resguardar a saúde de seu corpo discente e docente, bem como do quadro geral de colaboradores Esmaqueanos, estreou seu  Núcleo de Educação a Distância na última sexta (3).

Após a divulgação do primeiro comunicado público, os acadêmicos voltaram as aulas por meios digitais em 22 de março, enquanto isso,  o corpo docente trabalha  intensamente de maneira remota, no planejamento e a adaptação das aulas para a plataforma online escolhida para o desenvolvimento e entrega do ensino com a mesma qualidade ofertada no presencial.

Faculdades por todo o Mundo aderem as aulas online durante os desdobramentos da pandemia, orientadas pelo MEC amparadas pelo decreto n.º 343 de 17 de março, que autoriza a substituição das aulas presenciais por aulas ministradas através das plataformas digitais, por pelo menos 30 dias, podendo ser prorrogada de acordo com as orientações dos Organismos de Saúde do País.

A ESMAC , priorizando a garantia do semestre letivo 2020.1, investiu fortemente em infraestrutura de Tecnologia da Informação neste período, em vista da  necessidade para a adaptação e  sistematização da Plataforma Moodle, plataforma esta, escolhida como ambiente virtual oficial para os seus alunos.

A Diretora Geral  da Instituição, Professora Nilse Pinheiro, em pronunciamento aos acadêmicos afirmou que “Há 18 anos, a ESMAC oferta e defende o ensino presencial de qualidade, sem medir esforços para manter os cursos de graduação e pós – graduação com o melhor corpo docente da região Norte. Trazemos em caráter de urgência, a solução para esse período de quarentena, cumprindo o isolamento social e priorizando a garantia de seu semestre letivo. Adotaremos a modalidade de Ensino a Distância, até que as autoridades nacionais, estaduais e municipais liberem o retorno de atividades presenciais normais.”

Os alunos da ESMAC poderão acessar a Plataforma Moodle através de desktops, notebooks, tablets ou até mesmo do celular. A comunicação com os Professores são subsidiadas, também com a utilização de outras ferramentas como, os grupos de aplicativos, que agregam ao Ambiente virtual de aprendizagem oficial.Em trecho de mensagem de boas vindas aos alunos na plataforma Moodle, a Diretora Acadêmica  Professora Me Roberta Pantoja disse “A ESMAC se movimentou rapidamente para a adoção de tecnologias educacionais,  trazendo a mesma qualidade do presencial para as salas remotas. Os Professores e Coordenadores estão extremamente engajados para apresentar a melhor aula, o melhor material. Agradecemos de coração a confiança em nossa Instituição.”Vale ressaltar que,  as atividades que não puderem ser realizadas através da plataforma online, serão repostas no momento de retorno das aulas presenciais, quando houver a devida liberação das autoridades de Saúde. O Professor Doutor,  do curso de História Rui Martins Junior, enviou seu recado nas mídias sociais aos alunos reforçando essa afirmação “esse momento é de nos mantermos uniformes, exercitando a empatia digital, a pedagogia online.  Vamos enfrentar juntos essa pandemia e os desdobramentos dela, para que brevemente estejamos juntos e fortalecidos”.

Sim, a ESMAC não é mais a mesma! O mundo não é mais o mesmo. Seguimos em distanciamento social para combater a propagação do novo coronavírus.

Texto e fotografia: Lucy Silva

Imagem: Virtù Marketing Digital

Comentários

Comentários

Veja Também...

Digite uma palavra-chave e pressione ENTER para buscar