Confraternização do Projeto IDEAS reúne os 11 polos da região metropolitana de Belém
Com muita alegria e descontração, aconteceu no sábado (14) a festa de Confraternização do Projeto IDEAS reunindo os 11 Polos componentes, com muita dança, música ao vivo e recheado de prêmios como já é tradição desde sua criação. O IDEAS que atende a grupos da melhor idade, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade nos bairros carentes da região metropolitana de Belém, funciona o ano todo, no mesmo período letivo da Faculdade ESMAC.
Com 9 anos em atividade, o Projeto IDEAS é uma iniciativa privada sem fins lucrativos, e, tem como missão promover a valorização e a melhoria da qualidade de vida do indivíduo em todos os seus ciclos de vida, desde, a infância, na fase adulta e principalmente na idosa.
Convivência
O IDEAS atende anualmente 1.500 pessoas aproximadamente, com atividades semanais, proporcionando mais saúde, bem estar e alegria. São realizados eventos pontuais, como o Baile das Flores que agrega a todos os Polos e possibilita a integração de famílias, amigos, coordenadores e professores atuantes no Projeto.
Incentivo às artes
O Projeto IDEAS participa de Festivais diversos, e, em 2019 foi premiado no Dança Pará, com o Balé Infanto-juvenil. O Dança Pará, é, um evento de incentivo a cultura aos amadores e profissionais de dança. “A dança é um poderoso instrumento de transformação social e expressão artística. Através do Projeto IDEAS incentivamos idosos e crianças a despertarem seus talentos e superar as dificuldades” afirmou a Diretora Geral da ESMAC Professora Nilse Pinheiro.
Cuidados com a saúde
O alunos extensionistas da Faculdade ESMAC tem como foco trabalhar o ambiente universitário junto às famílias que necessitam de ações complementares de prevenção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, incentivando- os a participação social, ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Os 13 cursos que a Escola Superior Madre Celeste oferece, direcionam seus alunos para somar esforços no IDEAS, onde se transformam em agentes atuantes, enquanto orientadores e professores nas atividades físicas. Alguns dos serviços ofertados são: natação, hidroginástica, corrida, dança, teatro entre outras.
Pioneirismo
Uma iniciativa pioneira dos Professores Amintas Pinheiro e Nilse Pinheiro, respectivamente, surgiu como núcleo de extensão dos cursos superiores da Escola Superior Madre Celeste – ESMAC. O projeto ultrapassou as fronteiras da ESMAC, e, se estabeleceu em núcleos ou polos. A coordenadora dos polos Luiza Sampaio reafirma os valores e o compromisso para o desenvolvimento social de tantas famílias através de seu competente, atuante, generoso e dedicado gerenciamento do Projeto IDEAS.
Polos de atendimento do IDEAS
Os bairros atendidos atualmente pelo IDEAS recebem a nomenclatura de Polos, conforme a seguir: Polo Águas Brancas, Polo Aurá, Polo Icuí, Polo Cidade Nova, Polo Guanabara, Polo Marambaia, Polo Tapajós, Polo Jaderlândia, Polo Águas Lindas, Polo Icoaraci, e, o Polo Mosqueiro. Nos polos são mantidas estruturas e área recreativa com piscinas em alguns, até campo de futebol adequados para o recebimento das pessoas das comunidades onde estão instalados.
A ESMAC está com inscrições abertas para o vestibular agendado para 13 Cursos, com provas todas as terças e quintas – feiras, nos horários de 16h às 18h ou de 19h às 20h. Participe do Projeto IDEAS como acadêmico. Faça já a sua inscrição!
Texto e fotografia: Lucy Silva